Ações 2023

Diversos cursos da Universidade contribuem em projetos do município

Durante o ano de 2023 a Unicruz desenvolveu dez projetos do Programa de Demanda Induzida em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta, visando o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população. As áreas contempladas são as mais diversas e envolvem saúde de gestantes, capacitação de professores, implantação de hortas comunitárias, mobilidade urbana, revitalização do plano diretor e fundiário, assistência em habitação, entre outros.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unicruz professora Valeska Martins, “os projetos são uma forma de consolidar o papel comunitário da Universidade, levando para comunidade cruzaltense o conhecimento gerado na academia, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população”
“São vários os benefícios gerados com o desenvolvimento dos projetos, ganham os acadêmicos por colocarem em prática seus conhecimentos e ganha a população por ter suas demandas atendidas”.

Os projetos de Demanda Induzida contribuem de forma positiva na capacidade de execução por meio de estudos, pesquisas e proposta de ações e atividades, que auxiliam o município na expansão de serviços em várias áreas, favorecendo a população de modo geral.

Meu bebê em primeiro lugar

Um dos projetos socializados foi o “Meu Bebê em Primeiro Lugar: O cuidado da mulher no período gestacional e ao binômio mamãe/filho até os dois anos de idade”.
A proposta trabalhada tem como finalidade realizar um levantamento do perfil das gestantes e a padronização de cursos de gestantes para a rede municipal.

A professora Vera Freitag, do curso de Enfermagem da Unicruz tem atuado no Projeto, que conta com a contribuição de uma bolsista, aluna do curso Diulia Dickel, os trabalhos realizados até agora foram de capacitação dos profissionais das Estratégias de Saúde da Família do município. Os encontros abordaram assuntos como
caderneta da gestante, assistência pré-natal, gravidez na adolescência, aleitamento materno, acolhimento das gestantes, imunização, parto e pós-parto.

Recentemente o projeto foi premiado em nível estadual pelo reconhecimento de soluções municipais em Desenvolvimento Social conquistando o terceiro lugar, engrandecendo as ações proposta pela Prefeitura em parceria com a Universidade de Cruz Alta.