Unicruz 35 anos

Treinamento físico x hemodiálise

Programa de reabilitação físico funcional busca melhorar a vida de pacientes em tratamento, fazendo com que haja o aumento da aptidão física, melhora na qualidade de vida, melhora nas funções cognitivas  e redução de sintomas depressivos, estes são apenas alguns dos benefícios apresentados pelos pacientes que participam do Programa de Reabilitação Físico Funcional na Hemodiálise, realizado pela Universidade de Cruz Alta.

Os atendimentos são voltados à pacientes com doença renal crônica, e consiste principalmente na prática de exercícios físicos durante o tratamento renal, ou seja, os pacientes praticam exercícios resistidos sentados na poltrona do tratamento. A assistência é realizada duas vezes por semana na Unidade Renal do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta.  Outro dado importante, resultado do trabalho desenvolvido pelo programa, é que os pacientes que participam do programa reduziram o número, tempo de internação hospitalar e risco de mortalidade.

Desde 2018

O projeto existe desde 2018 e, consolidou-se  por meio de uma parceria entre o Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta e a Unicruz, através do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde e os cursos de graduação de Educação Física e Fisioterapia. Desde o começo até agora o Programa já atendeu centenas de pacientes. Bolsitas dos cursos de graduação realizam os atendimentos sempre auxiliados por professores. Os dados coletados no programa também servem de referencial de pesquisa para mestrandos do Programa em Atenção Integral à Saúde, oferecido em parceria com a Unicruz, Unijuí e Uri Erechim. Todos os trabalhos desenvolvidos são coordenados pelos professores da Universidade Rodrigo de Rosso Krug e Paulo Ricardo Moreira, que também é nefrologista da Unidade Renal do HSVP. Os dados coletados nos estudos são norteadores de seis projetos de pesquisa e extensão financiados pela Unicruz, Fapergs e CNPQ.

Os dados coletados nos atendimentos aos pacientes já serviram de fonte de dados para diversos trabalhos, muitos com reconhecimento e publicações em periódicos nacionais e internacionais. Confira alguns:

Lecturas Educación Física y Deportes – Argentina;
Revista Psicologia, Saúde e Doença – Portugal;