Outubro Rosa

Liga Acadêmica de Oncologia Preventiva desenvolve programação especial para o mês de outubro

O mês de outubro é marcado pela conscientização e prevenção sobre o câncer de mama. Em todo o mundo, ações e atividades de divulgação, oferecem muito além de apoio emocional e acolhimento, a informação para prevenir e lembrar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, a Liga Acadêmica de Oncologia Preventiva da Unicruz – LAOP irá desenvolver atividades especiais no campus, em escolas, empresas e em centros de Estratégias de Saúde da Família –ESF. As atividades realizadas no campus tem como público alvo acadêmicas, professoras e colaboradoras da instituição.

No campus universitário serão organizados estandes LAOP “Outubro Rosa no campus”, localizados no prédio central e no Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS onde haverá banner com orientações sobre os exames de rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, entrega de material informativo e demonstração de coleta do exame do Papanicolau, através do simulador ginecológico, além da demonstração da mama patológica.

A entrega dos laços rosas, símbolo da campanha, nos setores da universidade, marca o convite oficial para que colaboradoras e professoras da instituição participem das atividades desenvolvidas pela LAOP e também realizem o agendamento da coleta do preventivo na Unicruz, com data a ser confirmada com o Centro da Saúde da Mulher. Nos estandes também serão desenvolvidas perguntas e respostas com brindes para as participantes e junto à programação do Seminário Interinstitucional será promovida uma sessão de cinema com filme alusivo à campanha.

Confira onde e quando as atividades irão acontecer:

Dias 03, 04, 05 e 18/10 – orientações e demonstrações no prédio central e CCHS.

De 09 a 20/10: Coletas Papanicolau no Campus (a confirmar com o Centro de Saúde da Mulher)

24/10 – (noite): Cinema “Papo e Pipoca” em parceria com o NUCART, durante a programação do Seminário Interinstitucional – filme especial em alusão ao Outubro Rosa: A vida imortal de Henrietta Lacks.

25/10 – (noite): no Seminário Interinstitucional: Orientações com demonstração do simulador ginecológico, mama e materiais educativos do 6º semestre da Biomedicina no prédio central e CCHS.