Inclusão através da música

Inclusão através da música

Idosos participam de oficina musical para formação de coral

A voz como instrumento de inclusão social e integração entre idosos. Esta é a proposta da oficina musical que está sendo trabalhada desde o final do mês de agosto por Diego Batista, doutorando em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz. A pesquisa de doutorado dele tem como finalidade proporcionar aos participantes a aprendizagem de canto por meio do ensino coletivo, oferecendo um ambiente de interação.

A ideia da formação do coral para esse público é proporcionar a eles uma vida mais ativa, contribuindo com a convivência social, melhora na qualidade de vida por meio de uma atividade prazerosa. Fazendo com que questões ligadas a saúde mental como medo, ansiedade e isolamento sejam trabalhados também com a musicalidade.

De acordo com Diego Batista que tem especialização em música e regência, “o aprendizado de canto nesse contexto apresenta resultados mais rápidos, quando comparado ao aprendizado de instrumentos. Já que a voz é um instrumento acessível a todos e sem custo”.

Os encontros acontecem uma vez por semana e, terão duração de sete meses. As aulas são realizadas em um ambiente de descontração e dinamismo e os idosos aprendem além dos conhecimentos musicais, técnicas de respiração, postura entre outras. Por enquanto os participantes são os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso do município, mas pessoas com mais de 60 anos que não fazem parte do grupo e que tenham interesse também podem participar.