Enfrentamento da violência contra a mulher     

Enfrentamento da violência contra a mulher     

Unicruz participa de Roda de Conversa no plenário da Câmara de Vereadores

No dia 30 de agosto foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, a Roda de Conversa promovida pela Presidente da Câmara de Vereadores, Valéria de Bortoli e a Procuradoria da Mulher de Cruz Alta, presidida pela vereadora Laura Ajala. O debate contou com a presença da Deputada Estadual, Nadine Anflor que já exerceu a função de delegada e continua atuando frente às ações de enfrentamento à violência contra mulher, além do acolhimento das vítimas. A professora do curso de Direito da Unicruz Raquel Souto, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas esteve presente para apresentar o projeto de extensão da instituição que atua desenvolvendo ações para acolhimento e orientação jurídica às mulheres em situação de violência.

O projeto de extensão intitulado Atendimento às mulheres em condição de violência é desenvolvido pela professora Raquel Souto há três anos com acadêmicas do curso de Direito. As atividades deste projeto são realizadas no NPJ e tem como objetivo prestar atendimento jurídico às mulheres que se encontram em diferentes situações de violência, como física e emocional, por exemplo, oferecendo orientações sobre as leis de proteção à mulher e contribuindo nas ações de processos jurídicos, quando necessário. O projeto está inserido na Rede Municipal de Defesa da Mulher do município de Cruz Alta, grupo que reúne organizações e órgãos que atuam em defesa das vítimas de violência.

Muito além das ações desenvolvidas para apoiar e defender as vítimas, as estratégias do projeto preveem também a conscientização da comunidade e a prevenção de situações de violência: “neste segundo semestre queremos trabalhar documentários que envolvem essa questão da mulher dentro do curso de Direito para que possamos convidar a comunidade para assistir e proporcionar rodas de conversa. Nosso projeto está a somar com esta Rede Municipal de Defesa e queremos cada vez mais que o município de Cruz Alta possa estar à frente desse enfrentamento da violência contra a mulher”. – destacou a docente Raquel Souto.