Universidade e Sociedade: Empreender para Transformar

Projeto de extensão leva ações de empreendedorismo à escola pública

Através das disciplinas de Universidade e Sociedade e de Empreendedorismo, o projeto de extensão da Universidade de Cruz Alta: “Universidade e Sociedade: Empreender para transformar” finalizou recentemente as atividades propostas na Escola Estadual Hildebrando Westphalen. O objetivo deste trabalho foi incentivar ações e práticas de empreendedorismo com a comunidade.

A atividade de extensão contou com os acadêmicos do primeiro semestre do curso de Graduação em Administração, Ciências Contábeis e Ciência da Computação da Unicruz, sob orientação das professoras Vanessa Neubauer e Ana Luíza Rossato Facco.

O primeiro encontro com os estudantes do segundo e terceiro anos do ensino médio da escola Hildebrando Westphalen foi marcado pela capacitação sobre Empreendedorismo. Já no segundo encontro, os acadêmicos dos cursos de graduação da Unicruz realizaram uma Feira de Empreendedorismo. No evento foram apresentados protótipos de ideias de negócios ecoeficientes desenvolvidas pelos próprios acadêmicos. Durante a Feira os universitários apresentaram seus projetos para que os alunos da Escola pudessem escutar as propostas e avaliar cada um dos protótipos apresentados.

Entre as propostas desenvolvidas pelos acadêmicos da Unicruz, foram apresentados projetos de academia e cafeteria sustentáveis, por exemplo. O projeto casinha de cachorro desenvolvido pelos estudantes Ana Vogel, Bianca Glitzenhirn, Bruno Somavilla, Maria Zatta, Vinicius Pereira Ferreira e Thiago Drachler foi o mais votado pelos alunos da escola Hildebrando.