Cesta básica aumenta em Cruz Alta

No mês de julho, a cesta de produtos básicos está custando R$ 1.052,99

De acordo com o boletim divulgado pelo Banco de Dados Regional da Universidade de Cruz Alta, projeto vinculado a Agencia de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Cruz Alta – START, no mês de julho, adquirir a cesta básica ficou mais caro para o consumidor cruzaltense.

A pesquisa é realizada nos dois primeiros dias de cada mês em oito supermercados de Cruz Alta e avalia os 51 produtos que compõem a cesta básica. Em julho o acréscimo no custo dos produtos representou um aumento de 3,08% em relação ao mês passado, o que representa uma diferença de R$ 31,42.

Entre os produtos que registraram a maior variação percentual, o tomate lidera o ranking, representando um acréscimo de 70,22%. Na lista das reduções, a laranja suco teve a maior queda nos preços, com decréscimo de 29,67%.

Composta por 13 produtos alimentares (feijão, arroz, farinha, pão, carne, leite, açúcar, banana, óleo, margarina, tomate, café e batata), a Ração Essencial Mínima, definida pelo Decreto lei 399, de 30 de abril de 1938, passou a custar R$ 530,74 em julho de 2023, representando um acréscimo de 11,27% quando comparado ao mês anterior. Para adquirir a mesma, o tempo de trabalho necessário foi de 88 horas e 27 minutos, e o trabalhador comprometeu 40,21% do salário mínimo líquido para estes 13 produtos.