Momento especial

Formatura simbólica da Oficina de Inclusão Digital para Idosos

A solenidade foi realizada na tarde de ontem (05), no  Salão Nobre da Universidade de Cruz Alta e, reuniu cerca de 41 alunos com idade entre 62 anos e 80 e familiares que participaram da cerimônia.

Para marcar a data a Unicruz organizou uma solenidade nos moldes tradicionais de uma formatura de verdade, para que os idosos pudessem viver esse momento especial de dedicação a um aprendizado que com certeza trará benefícios na vida deles e também para guardar na memória mais esta experiência de vida.

Com a participação da empresa AD Formaturas, os idosos usaram, toga, capelo e assim receberam o certificado de conclusão do curso de Inclusão Digital.

Durante quatro meses eles tiveram aulas semanais nos Laboratórios do curso de Ciência da Computação da Instituição. Neste período aprenderam a lidar com diversas tecnologias como uso das redes sociais, uso de smartphones, tablets, dispositivos móveis entre outros.

Desde o ano de 2012 o Projeto de Extensão da Universidade por meio do curso de Ciência da Computação oferece gratuitamente a oficina inclusão em tecnologia para os idosos.

Recentemente a Instituição fechou uma parceria com Sesc Cruz Alta e Prefeitura para que os grupos de idosos que participam de projetos destas entidades frequentem o projeto da Universidade.

De acordo com a coordenadora do projeto Patrícia Mozzaquatro Chicon, os aprendizados no curso serão de grande valia para o dia a dia dos alunos. “Estamos muito felizes com a formatura de mais estas três turmas da inclusão digital. Nosso objetivo foi alcançado, a Universidade de Cruz Alta tem como objetivo a inclusão digital dos idosos e o curso de Ciência da Computação tem contribuído com a missão da Universidade!” – comemora.

Para o aposentado Carlos Alberto Carvalho Paulo, de 63 anos, um dos formandos da turma básica da Unicruz, o curso trouxe uma oportunidade de atualização sobre as novas ferramentas e recursos atuais de comunicação: “Recebi os conhecimentos com bastante surpresa e alegria, hoje em dia precisamos, pois a tecnologia está inserida em toda a nossa vida e o curso foi ótimo.” – comentou.