Auxílio à saúde

Projetos da Universidade na área contribuem para melhoria no atendimento à população

Recentemente docentes e discentes da Universidade, participaram de um encontro na Câmara de Vereadores de Cruz Alta para socialização dos resultados de projetos desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

No ano de 2022 a Instituição trabalhou em conjunto com a Secretaria cerca de 12 projetos com temáticas variadas. Entre elas:  O perfil clínico e epidemiológico dos casos de câncer no município; projeto de apoio social e intervenção psicossocial aos idosos com alzheimer e seus cuidadores, intervenção educativa com profissionais que realizam a coleta do exame citopatológico: efeitos sobre o rastreamento do câncer do colo do útero, oficinas de inclusão digital para a terceira idade, desempenho analítico dos testes utilizados para o diagnóstico de covid-19 entre outros.

Segundo a Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Janaina Coser, além de ser uma oportunidade para realizar as devolutivas dos projetos, o encontro permitiu uma maior aproximação da universidade às demandas do município. “Foi um momento importante para socialização do conhecimento produzido pela Unicruz, e que também possibilitou o compartilhamento de ideias e sugestões entre gestores e coordenadores, de diversos setores de saúde do município, com os professores e alunos da Universidade, visando o aprimoramento das ações e o desenvolvimento de novos projetos em parceria com a Secretaria Municipal.”

A Secretária de Saúde de Cruz Alta, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, também participou do encontro e ressaltou a importância da parceria estabelecida com a Universidade.