Reitoria da Unicruz recebe Deputado Rafael Braga

Propostas da Unicruz com incentivo do governo estadual foram apresentadas a Braga

Na segunda-feira (20), a Universidade de Cruz Alta recebeu a visita do Deputado Estadual Rafael Braga. Em conversa com o Reitor Fábio Dal-Soto, foram avaliadas as necessidades da instituição junto ao governo estadual, entre elas, o repasse pelo Governo do Estado de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para as universidades comunitárias que compõem o Comung – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. A campanha #MeioPorCentoJá tem sido uma das principais pautas do Comung no âmbito estadual.

Outro pleito importante do Comung é o melhor uso e reconhecimento pelo governo estadual das estruturas de inovação e empreendedorismo disponibilizadas pelas instituições que o integram. As universidades do Comung possuem várias estruturas voltadas ao desenvolvimento da inovação, como incubadoras e parques tecnológicos, as quais visam a interação com as empresas, o poder público e a sociedade em geral. Essas estruturas formam uma qualificada e importante rede de fomento ao empreendedorismo e à inovação, por meio da atração de diversas empresas já reconhecidas pelo mercado, além da geração de novas startups.

Para esses ambientes voltados à inovação e ao empreendedorismo, a Unicruz aguarda o recebimento dos recursos captados via Consulta Popular nos últimos 3 anos. Em 2020 e 2021, a Unicruz, juntamente com a Prefeitura de Cruz Alta e a ACI – Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta, se mobilizaram na captação de cerca de R$ 800 mil para a incubadora Conecta. Em 2022, o projeto avançou para o Centro Tecnológico de Inovação, novamente por meio do esforço conjunto entre a Unicruz, Prefeitura de Cruz Alta e ACI, com a captação de R$ 1 milhão para a construção de um novo espaço voltado à interação universidade-empresa-governo. Ambos os recursos ainda não foram destinados à Universidade, a qual aguarda para execução dos referidos projetos.

No encontro, o Deputado Rafael Braga reiterou o seu compromisso com a educação superior de qualidade, bem como o apoio às demandas da Universidade de Cruz Alta. Para o Reitor, professor Fábio, o encontro com o deputado traz expectativas positivas para a Unicruz, especialmente por se tratar de um egresso da Instituição, o qual conhece o ambiente acadêmico de uma universidade comunitária, suas contribuições para o desenvolvimento regional, assim como a qualidade de todas as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.