Aula inaugural debate restauração de prédio histórico

Construído no século XX, atual prédio da Prefeitura de Cruz Alta foi tema do evento

A aula Inaugural dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unicruz foi realizada na noite desta terça-feira (21). Com o tema “Do projeto à obra: lições e desafios do restauro do Palácio da Intendência de Cruz Alta” os palestrantes Mateus Veronese, Gabriela Soares e Ricardo de Moraes destacaram sobre as particularidades de um projeto que envolve um patrimônio com mais de 100 anos de construção.

Estiveram presentes no evento: Pró Reitor de Graduação Regis Deuschle, Pró Reitora de Administração Jaciara Treter, Coordenadora do Curso de Arquitetura, Natalia Eckert, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais e Coordenador dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, Claudio Mello, Inspetora Chefe do Crea Cruz Alta, Fernanda Antunes, Coordenador do evento, Mateus Veronese e outros professores dos cursos.

De acordo com o professor Mateus Veronese, coordenador do evento, por ser um tipo de obra que não ocorre com tanta frequência, essa é uma grande oportunidade para os estudantes dos cursos entenderem os processos que envolvem toda a restauração do prédio, incluindo questões burocráticas, históricas e de estruturação.
Para Veronese, o evento, além de trazer conhecimentos específicos, é uma oportunidade de incentivar os alunos também a se especializarem nesta área, considerando assim vertentes para a carreira após a formação acadêmica.