Projeto de ensino prático na Unicruz

O projeto foi conduzido pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade e, em parceria com a Cotribá

Durante o segundo semestre de 2022, foi desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária, o projeto de ensino prático e pesquisa, com o viés no desempenho de terneiros suplementados em pastagem cultivada de inverno, na área de Produção animal e teve como parceira a empresa Cotribá.

A proposta criada através do conjunto de práticas pedagógicas do curso tem como pretensão aliar a teoria à prática, a fim de intensificar o processo de aprendizagem dos alunos. O objetivo da pesquisa foi avaliar tecnologias em condições específicas, gerando informações técnicas e criando alternativas ao produtor da região, com foco nos sistemas de integração lavoura-pecuária.

Segundo a zootecnista, professora e também coordenadora do projeto a Daniele Furian Araldi, “intensificar os sistemas de alimentação é uma tendência irreversível e estratégica em termos de competitividade. Especialmente em regiões com grande potencial para produção de grãos e uma matriz forrageira de alta qualidade, o que fortalece os sistemas integrados de produção agropecuária. A parceria com a Cotribá no desenvolvimento desse projeto foi de muita importância. Pela contribuição de um panorama mais amplo da indústria, do mercado e também do produtor rural, o que é fundamental para desenvolvermos em nossos acadêmicos uma visão geral de todo sistema de produção, dentro e fora da porteira.”

Ao todo foram avaliados 15 terneiros (machos e fêmeas), das raças Angus e Braford, os quais foram manejados durante 78 dias, em uma área de 9,8 hectares de pastagem de aveia e azevém com sistema de integração lavoura-pecuária, feita pelos acadêmicos da disciplina de bovinocultura de corte. Além da pastagem, o lote recebeu suplemento mineral Invernada Azevém da Cotribá, durante todo o período a equipe técnica acompanhou as atividades do projeto, através do médico veterinário, Leonardo Ferraz,  também egresso do curso de Medicina Veterinária da  unicruz.

De acordo com o Médico Veterinário Leonardo Ferraz, consultor de gado de corte da Cotribá e um dos responsáveis pelo projeto, “a parceria com a Universidade de Cruz Alta é fundamental na geração de dados consistentes, contribuindo ainda mais com produtores rurais, e aproximando os acadêmicos da indústria, auxiliando para sua formação e preparando-os para o mercado de trabalho”.