Novo mestrado

Universidade de Cruz Alta ofertará novo curso de Mestrado

Na última sexta-feira (26), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizou a apresentação do corpo docente do novo Programa de Pós-Graduação em Produção e Ambiente. O Mestrado tem previsão de início das aulas para o mês de março de 2023 e as inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir de setembro.

A oferta do mestrado em Produção e Ambiente reitera as políticas de verticalização do ensino estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, as quais são ratificadas na avaliação realizada pela CAPES para o oferecimento deste novo curso de pós-graduação stricto sensu. A Instituição avaliou positivamente o curso em todos os quesitos pedagógicos e estruturais.

O Mestrado em Produção e Ambiente tem caráter interdisciplinar e terá como coordenadora a profª. Mariana Migliorini Parisi, compondo o corpo docente os professores; André Schoffel, Diego Pascoal Golle, Fábio Dal Soto e Theodoro Schneider; e as professoras; Isadora Cadore Virgolin, Jana Koefender, Josiane Woutheres Bortolotto, Paula Montagner, Valeska Martins, Vanessa Neubauer e Viviane Nunes.

Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Janaina Coser, o novo Programa de Pós-Graduação também contribuirá significativamente para o desenvolvimento regional assim como os outros PPGs da Universidade. “Não temos dúvida, de que esse mestrado proporcionará uma qualificação profissional voltada à potencialização dos sistemas produtivos, de forma ecoeficiente e com responsabilidade social, alinhada à matriz produtiva da região”, destacou a Pró-Reitora.

Linhas de pesquisa:

Linha 1 – Ecoeficiência nos processos produtivos: Estuda os ambientes de produção e sua interface com as questões socioambientais; promove estratégias para a redução de impactos ambientais, gestão de resíduos e produção ecoeficiente, com base nos princípios da sustentabilidade; busca desenvolver tecnologias de inovação frente aos sistemas convencionais para uma produção mais limpa e responsável.

Linha 2 – Bioativos na produção: Investiga a prospecção e aplicação de substâncias bioativas capazes de contribuir com processos mais limpos nos ambientes de produção; atenta à legislação vigente, procura desenvolver o conhecimento e a inovação de sistemas e produtos bioativos aplicados a saúde única – animal, humana e ambiental – considerando sua indissociabilidade.

O Programa de Pós-Graduação em Produção e Ambiente foi recomendado pela CAPES no ano de 2020 e reconhecido pelo Ministério de Educação pela Portaria Nº 157 de 23 de março de 2021.

Mais informações:
prpgpe@unicruz.edu.br