Prevenção à violência escolar

Direitos Humanos em movimento: Unicruz e 9ª CRE promovem reflexões e debates nas escolas sobre prevenção e exercício da cidadania

A Universidade de Cruz Alta, por meio do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades Sorge Lebens, desenvolve diversas atividades de conscientização e reflexão, com objetivo de fortalecer o exercício da cidadania. Um dos projetos que tem trabalhado nesse sentido é o projeto “Direitos Humanos em movimento”, que é promovido em parceria entre Cipave, 9ª Coordenadoria Regional de Educação (9ª CRE) e Unicruz.

Com o tema “A dimensão do Cuidado para com a vida”, as ações do Projeto convergem com os objetivos do Cipave e 9ª CRE, construindo juntos um espaço de prevenção à violência escolar.

Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) é um programa da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, que trabalha nas escolas de ensino médio no combate à violência escolar, buscando orientar o público-alvo sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar.

O projeto Direitos Humanos em movimento já visitou quatro escolas do município de Cruz Alta, e contou com a participação de cerca de 100 estudantes de Ensino Médio. No segundo semestre, o roteiro de atividades chegará às escolas dos 11 munícipios que integram a 9ª CRE.

As rodas de conversa são comandadas pela coordenadora do Cipave, Cíndia Toniazzo Quaresma, pela coordenadora da 9ª CRE, Mariodete Boeno Pinto, pela coordenadora do Projeto, Vanessa Steigleder Neubauer, pelas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Daiane Tanski e Denise Scheffer, e pelas acadêmicas de Direito e bolsistas de extensão, Gabriela Portela Azevedo e Júlia Pavani Padilha.

Em algumas escolas, as atividades contaram com o apoio voluntário da doutoranda Dulcilene Melo, das mestrandas Fernanda Allegreti e Maria Luiza Vargas, do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, e participação da acadêmica e bolsista do Projeto Paideia no Ensino Médio, Anne Oribes Santana, e do secundarista e bolsista Pibic-EM, Apolo Sampaio.

IEE Prof. Annes Dias (20/05)

EEEM Dom Antônio Reis (27/05)

EEE Básica Margarida Pardelhas (03/06)

EEEB Venâncio Aires (10/06)