Conquista acadêmica

Aluna do curso de Direito da Unicruz é aprovada para o Laboratório de Ciências Criminais

O Direito Unicruz tem como objetivo preparar os acadêmicos para estarem inseridos nas mais diversas áreas jurídicas. Segundo a coordenadora do curso de Direito, Fátima Barasuol Hammarströn, isso ocorre até mesmo antes da conclusão do curso. “Inúmeras atividades são desenvolvidas por meio dos núcleos do curso, que oportunizam a interação dos acadêmicos em estágios remunerados nos diferentes órgãos jurídicos. Além disso, também possibilitam que os nossos universitários ampliem seus estudos e interajam com estudantes de todo o país, como no caso do Laboratório de Ciências Criminais, promovido pelo IBCCRIM” comenta a profa. Fátima.

A universitária Milena Machado, do curso de Direito da Universidade de Cruz Alta, foi aprovada no processo seletivo para fazer parte do Laboratório de Ciências Criminais em 2022, projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) voltado à iniciação científica.

Milena conquistou o 1º lugar no estado do Rio Grande do Sul. A avaliação teve como critérios a análise de currículo, histórico acadêmico, estágios e participações em projetos de pesquisa e extensão. A acadêmica irá participar do Laboratório de Ciências Criminais durante um ano.

O que representa para você participar do Laboratório de Ciências Criminais na tua formação profissional?

Milena: Representa um passo muito importante na minha vida acadêmica, visto que atualmente o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais é o maior instituto da América Latina em Ciências Criminais. Então, poder ter essa experiência junto a outros acadêmicos e a outros profissionais é de muita importância e relevância, sei que terei um aprendizado incrível.

Qual é o objetivo do Laboratório de Ciências Criminais?

Milena: O Laboratório tem como objetivo produzir e divulgar conhecimentos nas áreas de direito penal, processo penal, criminologia e outras, por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas.

Como esta aprovação agrega no teu currículo?

Milena: Muito conhecimento, além também de conhecer diversas pessoas renomadas do ramo, o que faz com que eu tenha ainda mais curiosidade e ousadia de ir além.  O projeto integrará estudantes de todo o Brasil, em encontros regionais e nacionais. Tudo isso irá me proporcionar uma experiência única, porque vou participar de debates, reflexões e poder analisar questões atuais das Ciências Criminais em um sentido amplo.

Como foi a preparação para participar da seleção?

Milena: Atualmente, faço estágio na Defensoria Pública de Cruz Alta, que contou bastante na avaliação. A seleção se deu por meio de análise de currículo, onde citei alguns eventos que já fiz parte, simpósios e semanas acadêmicas, assim como também os artigos publicados. Além de demonstrar interesse na vaga, respondendo o motivo de querermos participar desse projeto. Assim que soube da seletiva aberta, tão logo me inscrevi, e rapidamente fiquei sabendo do resultado.

Assessoria Unicruz: As Ciências Criminais é a área que você pretende atuar futuramente?

Milena: Sim. Tranquei a faculdade de psicologia no ano de 2018, pois no decorrer do caminho me apaixonei pelo Direito, desde que iniciei a cursar, minha meta dentro da advocacia é justamente advogar no direito penal e realizar pesquisas no âmbito das ciências criminais.

Assessoria Unicruz: Como a Unicruz contribuiu para esta conquista?

Milena: Os professores do curso de Direito, como um todo, contribuem muito na minha formação. Em especial, os professores(as) de Direito Penal, tiveram muito a ver com o meu interesse na área, acredito que o meu interesse se fortificou muito através das aulas. A participação em eventos acadêmicos também me trouxe muito aprendizado, no mês de abril, por exemplo, participei do II Congresso de Ciências Criminais da Unicruz. Essa oportunidade, de poder fazer parte da organização do evento, me trouxe confiança e despertou mais interesse.