South Summit Brazil

Representantes da Unicruz participam de um dos maiores eventos mundiais de inovação

Considerado um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, o South Summit busca oportunizar conhecimento e troca de experiências entre startups, empreendedores e investidores. Nos dias 4 a 6 de maio, a capital gaúcha recebeu um público superior a 20 mil pessoas para participar da edição inédita do evento fora do continente europeu.

A Universidade de Cruz Alta esteve presente nos três dias do 1º South Summit Brazil com a participação da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora Janaina Coser, do Pós-Reitor de Graduação, Regis Deuschle, e do coordenador da Agência Start, professor Juliano Nunes Alves, além de outros professores da Instituição.

O encontro global ocorreu no Cais Mauá em Porto Alegre/RS, nos armazéns 4, 5 e 6, e contou com participantes de cerca de 50 países; e mais de 500 palestrantes, mais de 7.500 representantes de empresas internacionais; mais de 2.500 empreendedores; mais de 450 investidores, incluindo 20 fundos internacionais com uma carteira de investimento que somou mais de 65 bilhões de dólares para o estado do Rio Grande do Sul.

Conforme relato do prof. Juliano Nunes Alves, foi possível ter acesso aos mais atuais avanços tecnológicos desenvolvidos por grandes empresas. No segmento da saúde, “o aumento do desenvolvimento de tecnologias voltadas à prevenção e aos recursos voltados a longevidade dentro do setor farmacêutico, como testes e exames”. Além disso, “diversas startups estão desenvolvendo soluções voltadas ao campo, através do que se tem de melhor na tecnologia atual. Foi discutido sobre o futuro do agronegócio com aspectos ligados à sustentabilidade mais verde, a criação de tecnologias de maior eficiência em biotecnologia e novas startups ligadas a plataformas transacionais e integrativas capazes de atender em escala, produtividade e eficiência na redução de custos”, comenta o professor sobre as demandas do agronegócio.

Na sexta-feira (6), foi realizada uma reunião do Comitê Estratégico do Inova RS, onde foram apresentados os trabalhos realizados pela Universidade de Cruz Alta junto ao Inova RS e, também, foram alinhadas futuras ações e projetos a serem desenvolvidos em conjunto na área de inovação. A atividade fez parte da programação do evento.

Também no dia 6, a profa. Janaina Coser participou do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP-RS), no qual foram apresentados alguns editais de pesquisa e inovação pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT). Além disso, foi realizada a transição da coordenação do Fórum, assumindo como coordenadora a professora Patrícia Kayser (Universidade La Salle) e vice-coordenador o professor Vinicius Martins (IFSul).

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz enfatizou a importância da atuação colaborativa entre universidades e empresas na realização de projetos de inovação em prol do desenvolvimento do nosso estado. “A Unicruz, por meio da Start, tem estreitado essa conexão com as empresas locais e regionais, por meio de parcerias e projetos que visam soluções aplicadas a problemas reais e em áreas estratégicas de atuação dos nossos cursos de graduação e pós-graduação”, ressalta profa. Janaina Coser.

Segundo o Pró-Reitor de Graduação, Regis Deuschle, é fundamental a aproximação e integração entre empresas e universidades. “É uma tendência irrefreável e salutar, pois integram dois atores essenciais para o desenvolvimento. Esse vínculo, por sua vez, qualifica sobremaneira as atividades de ensino no âmbito acadêmico, conectando-o com a vanguarda dos avanços que ocorrem em vários setores”, comenta.

O South Summit, realizado desde 2012, em Madrid, na Espanha, é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre startups, empresas, empreendedores, fundos de investimento globais e demais atores do ecossistema de negócios e inovação. A edição brasileira contou com a correalização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e Powerd By IE.

Fotos colaborativas: Arquivo pessoal

South Summit Brazil 2022 – Arena Stage (May 4th)