Paideia na escola

Unicruz promove bate-papo sobre democracia e república com alunos do Ensino Médio

Confira a reportagem em áudio
Clique aqui para download

No dia 8 de dezembro, o curso de Direito da Unicruz e o Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, por meio do projeto “Paideia no Ensino Médio: reflexões sobre a Política, o Regime Democrático e as Virtudes da República”, esteve na Escola Estadual Hildebrando Westphalen para promover uma conversação interdisciplinar sobre as práticas acadêmicas e profissionais em torno dos temas relacionados a república, democracia, Constituição, Direitos Humanos, liberdade e tolerância.

O momento proporcionou um exercício de escuta, diálogo e reflexão. Participaram da atividade cerca de 50 pessoas, entre estudantes e professores do ensino médio, as universitárias, Anne Oribes Santana e Roberta Schorn, os professores do curso de Direito, Fernando Ferreira e Tiago Brutti, e o egresso da Unicruz Matheus Abreu (representando o Coletivo Ouvido Médio).

Segundo o coordenador do Projeto de Extensão Tiago Brutti, “o Paideia inspira-se em práticas e noções que constituem os imaginários republicano e democrático, buscando acentuar a cooperação entre a Unicruz e a Rede de Educação Básica”.

Desde 2019, o Paideia vem trabalhando com ações de formação cidadã no âmbito escolar, acadêmico e comunitário. “É muito importante promover reflexões acerca dos problemas e potenciais da sociedade e Estado, sobre a condição humana, a linguagem, e a compreensão de mundo. Sobre tudo, junto aos jovens, a fim de promover uma cultura de paz, de participação política e, além disso, entusiasmá-los a se dedicarem aos estudos e sonharem coisas boas para si e para os outros”, ressalta o professor Tiago.

Por meio do exercício da leitura, da investigação, da retórica e da escrita, o Projeto Paideia busca socializar o repertório argumentativo produzido pela comunidade acadêmica em relação a temas político-educacionais pesquisados no âmbito do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Mestrado e Doutorado) da Unicruz.

No encontro foram distribuídos exemplares da Constituição da República e livros.