Mercado de Trabalho

Mercado de Trabalho

Egressos da Unicruz têm destaque na atuação profissional

Neste ano, a  Universidade de Cruz Alta completa 33 anos de trabalho pela formação de profissionais que possam, a partir do seu conhecimento, colaborar com o desenvolvimento local e regional. A qualidade dessa formação foi confirmada pelo Ministério da Educação – MEC, a partir do último Relatório de Avaliação do Processo de Recredenciamento, em que a Unicruz alcançou Nota 4, numa escala de 1 a  5.

A Universidade conta com uma equipe especializada de professores, sendo mais de 90% dos docentes mestres e doutores, que trabalham com o apoio de uma ampla infraestrutura. São 83 laboratórios em diversas áreas do conhecimento; Hospital Veterinário; maior Fazenda Escola do RS para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, com 140ha; Unicruz Play, único canal universitário da região Noroeste do RS, com transmissão pelo canal 15 da Net Cruz Alta e Youtube. Essa conjuntura, juntamente com a política institucional, oportuniza intercâmbios acadêmicos na Europa e nas Américas e a participação dos alunos em mais de 100 projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

A excelente interlocução e conexão com o mercado de trabalho pode ser destacada como um grande diferencial da Instituição. Através da Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia – Start são realizadas as interações com empresas e instituições locais, regionais e multinacionais, para que os discentes vivenciem o mercado de trabalho desde os semestres iniciais de cada curso.

Fazenda Escola

A Unicruz possui a maior Fazenda Escola do Rio Grande do Sul, com 140 hectares divididos entre a Área Experimental de Produção Vegetal e a Área Experimental de Produção Animal. Trata-se de um espaço para o desenvolvimento do ensino, inovação, pesquisa e extensão.

Área Experimental de Produção Vegetal

A Área Experimental de Produção Vegetal é um espaço de formação que tem como objetivos qualificar alunos da instituição para o mercado de trabalho, oportunizando o convívio com empresas do setor, promovendo uma formação diferenciada e incentivando a cultura empreendedora. Esse ambiente do saber oportuniza a formação acadêmica, com a promoção da pesquisa, desenvolvimento e demonstração de produtos; vivências em empreendedorismo no agronegócio; realização de eventos; demonstração, consolidação e fidelização de marcas; capacitação, estabelecendo-se como centro de treinamento prático e discussão de tecnologias.

“Ser egresso da Unicruz é um motivo de orgulho para mim. Durante a graduação contamos com toda a estrutura da Universidade, profissionais capacitados, laboratórios e um diferencial que é a Fazenda Escola, onde colocamos em prática os ensinamentos teóricos de sala de aula. Com certeza isso colaborou para que eu me destacasse e conseguisse dar início a minha carreira profissional como Engenheiro Agrônomo”, afirma engenheiro agrônomo da C.Vale – Cooperativa Agroindustrial, Thomas Brasil Colvara.

 Área Experimental de Produção Animal 

A Área Experimental de Produção Animal, que faz parte da Fazenda Escola da Universidade de Cruz Alta, é um espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão, através da realização de aulas práticas, avaliação e validação de tecnologias, realização de oficinas de capacitação, organização de eventos técnicos e condução de experimentos projetados pela demanda regional e que visem ao desenvolvimento rural. São 35 hectares, onde são manejados os rebanhos bovino, ovino e equino da instituição com área de pastagens nativas; pastagens nativas melhoradas; pastagens cultivadas de inverno e de verão anuais e perenes; além de forrageiras cultivadas para produção de feno e utilização como capineiras.

O incentivo ao desenvolvimento regional e à sustentabilidade do setor agropecuário, por meio do estudo de estratégias que viabilizem os sistemas de integração lavoura-pecuária também são finalidades da Área de Produção Animal, que juntamente com a Área Experimental de Produção Vegetal se constituem num grande laboratório a céu aberto, por onde passam mais de 900 alunos dos cursos das ciências agrárias da instituição.

“A Unicruz colaborou para minha formação visto seu excelente quadro de professores, os quais trazem, além do grande conhecimento teórico, muita expertise prática e com vivência a campo, com isso o nível de segurança e inserção no mercado se tornou algo mais acessível e atualizado frente às demandas do mesmo. Adicionalmente, a Unicruz oferece um vasto suporte estrutural para expansão dos conhecimentos para além da sala de aula”, gerente Territorial de Ruminantes da Elanco Brasil, egresso Cristiano Luiz Zerbielli

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ é um diferencial do curso de Direito, pois possibilita o acesso a práticas profissionais e o atendimento à comunidade de Cruz Alta e região.  Dentre os objetivos do NPJ estão: materializar teorias em práticas profissionais, sendo um espaço para realização de estágios supervisionados; aprimorar conhecimentos obtidos na disciplina de Mediação e Arbitragem, através de atividades que envolvem procedimentos de jurisdição voluntária, como a realização de acordos e atender a comunidade de Cruz Alta e região. O Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ possui extensões em Cruz Alta, Ibirubá, Júlio de Castilhos e Panambi.

O curso de Direito também conta com o projeto de extensão “Balcão do Consumidor: por um direito do consumidor ao alcance de todos”, que funciona junto ao NPJ e consiste numa parceria da UNICRUZ com o Procon/RS, a fim de oportunizar à comunidade de Cruz Alta atendimento de consultoria, assessoramento e encaminhamento das demandas consumeristas.

“O curso de Direito da Unicruz foi importante na minha carreira , pois foi no espaço acadêmico que aprendi o Direito Penal e Processual Penal, matérias apaixonantes e as quais utilizo em minha carreira profissional”, delegada de Polícia Regional, Diná Aroldi.

A Unicruz busca, a partir de todos os seus diferenciais, oportunizar aos acadêmicos espaços para vivenciarem a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, promovendo o conhecimento para muito além da sala de aula e colocando a ciência a serviço da sociedade.

Faça parte desse multiverso, através das diversas formas de ingresso. Todas as informações podem ser visualizadas no edital completo, disponível em www.unicruz.edu.br/ingresso