Vacina é prevenção

Unicruz integra a Semana do Uso Racional de Medicamentos

O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul promove, de 05 a 11 de maio, a Campanha da Semana do Uso Racional de Medicamentos, que, neste ano, tem como foco as vacinas. O curso de Farmácia da Unicruz fará parte da campanha, trabalhando com ações durante toda a semana, as quais visam alertar a população sobre a queda da cobertura vacinal no Estado e no país.

Uma das atividades desenvolvidas pelo curso é a distribuição de folders nos diversos setores administrativos da Universidade, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas e enfatizando a eficácia delas no controle das doenças imunopreveníveis. De acordo com dados divulgados pelo Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), é preciso que a população se conscientize da importância de vacinar e, com isso, doenças como o sarampo, HPV, poliomielite, coronavírus e outras poderão ser controladas, e até erradicadas.

No dia 8 de maio está programado o Coletaço de Medicamentos vencidos, ou fora de uso. Será das 08h30min até às 12h e contemplará os bairros: Emílio Droppa, Ludke, São Genaro, São Miguel e Vila Rocha. O Coletaço passará pelas mesmas ruas e percurso da Coleta Seletiva.

Professores do curso também participarão de programas de rádios na cidade para divulgar a ação e conscientizar a população sobre o uso racional de medicamentos e a importância de vacinar.
Conforme a professora Viviane Deuschle, que coordena o projeto de Gestão de Medicamentos Vencidos, “é importante que os alunos tenham essa vivência da campanha, de forma a enfatizar a importância do curso de Farmácia e do profissional farmacêutico como protagonista do medicamento, trabalhando desde a sua concepção até a dispensação e orientação aos usuários”.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, Silvana Furquim, comenta “que por serem medicamentos, as vacinas são estratégicas para o cuidado da saúde da população, e o tema ganhou relevância desde o surgimento da pandemia”.

Confira toda a programação da Campanha clicando aqui.