Unicruz é destaque internacional

Instituição representa o Brasil em competição mundial

A Universidade de Cruz Alta representa o Brasil no júri da competição Social Business Creation- SBC,  com a participação da professora do curso de Administração, Ana Luíza Rossato Facco. No total, são somente dois docentes brasileiros na banca de avaliação, sendo o segundo integrante da Unisinos. Para compor o time de jurados, a professora atendeu critérios de seleção e passou por um intensivo treinamento.

De acordo com a docente, a competição reúne cerca de 160 equipes, de diversos países. Tem como propósito, fazer com que os participantes aprendam a criar negócios com ênfase em resolver um problema social, proporcionar impacto social e, ao mesmo tempo, ter lucratividade e sustentabilidade. “É uma plataforma de treinamento modelado no formato de uma competição global, em que os alunos são ensinados a criar. A competição é estruturada em módulos de aprendizagem experiencial, utilizando uma abordagem de gamificação no desenvolvimento do negócio social”, afirma a docente.  A competição é organizada pela HEC de Montreal-Canadá e apoiada pelo Prêmio Nobel Prof.Yunus.

Ana Luíza comenta que, nessa primeira fase, está avaliando um projeto de uma equipe da Índia. “É uma oportunidade de compreender como o mundo está pensando, agindo e criando. A partir dessas trocas, estou trazendo esse conhecimento para a nossa sala de aula, na Unicruz”, reitera.

Uma das disciplinas ministradas pela professora, na Unicruz, é a de Responsabilidade social e Meio Ambiente, em que os alunos estão desenvolvendo projetos com o propósito de participar dessa competição.  “Trabalhamos para conectar os nossos alunos com o mundo.  Queremos proporcionar a eles as melhores oportunidades e, consequentemente, no futuro, estaremos impactando a nossa comunidade local com essas iniciativas”, analisa.

Docente está na final do SBC 2020

A professora, que é aluna do Programa de Doutorado da Unisinos, ainda está concorrendo à final da competição SBC, de 2020.  “Ingressamos na competição em 2020, com uma equipe formada por seis mulheres da Graduação e Pós-Graduação da Unisinos”, explica Ana Luíza.

Com o projeto intitulado: Missão Diversão, que visa incentivar a adoção tardia de crianças e adolescentes da cidade de Porto Alegre-RS, as competidoras transformaram a proposta em um negócio social por meio da gamificação. “Nossa intenção é contribuir para estreitar os laços dos casais pretendentes à adoção e as crianças e adolescentes”, salienta.

A equipe enfrentou competidores de 70 universidades, localizadas em diferentes países.  Conquistou o 4º lugar na primeira rodada (Round 1), mantendo o mesmo desempenho na segunda rodada.  “Em razão disso ganhamos $2.000 mil dólares canadenses e dois prêmios: Impactful Social Business Idea Award e Social”, comemora a professora.

Ela complementa, ainda, que, devido ao excelente desempenho na competição, foram convidadas a criar um espaço virtual, com representação local do SBC, onde a Unisinos será a sede.