Júri Simulado

Curso de Direito realiza atividade no formato virtual

Tradicionalmente, o curso de Direito da Unicruz realiza o Júri Simulado. Nas edições anteriores, o cenário era o Salão do Júri do Foro da Comarca de Cruz Alta ou o Miniauditório da Universidade, de maneira presencial. Porém, diante do contexto da pandemia, o jeito foi adaptar para o formato virtual. O Júri Simulado foi realizado no último dia 24 de maio pela plataforma digital Google Meet.

A atividade foi conduzida pelos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Direito, a partir da disciplina de Direito Processual Penal III, ministrada pelo professor Fernando Ferreira, e contou com a participação dos alunos do 1º semestre na condição de jurados, escolhidos por sorteio.

O caso trabalhado pelos acadêmicos foi de uma tentativa de homicídio. A simulação é encarada pelos alunos com muita seriedade. Todos os procedimentos são de acordo com um Tribunal do Júri real. Entre acusações, argumentos de defesa, réplicas e tréplicas, o objetivo das partes é convencer os jurados.

Na oportunidade, o papel do promotor de Justiça foi representado pelo acadêmico Adriano Schütz; a defensora Pública, pela acadêmica Roberta Schorn; o promotor de Justiça, pela acadêmica Betina Mantovani; a defensora Pública, pela acadêmica Mariana Oliveira e a juíza de Direito, pela acadêmica Anne Oribes Santana.

A coordenadora do curso de Direito Fátima Hammarströn elogiou a iniciativa e destacou a capacidade de adaptação dos envolvidos, que, apesar do momento de pandemia, aceitaram o desafio de participar, mesmo que de forma online. Ela também reforçou a tradição da atividade, que já é realizada pelo curso há mais de 20 anos. “É uma atividade tradicional, que marca positivamente essa experiência. É empolgante ver o envolvimento e o avanço dos nossos alunos ”.

O organizador da atividade, professor Fernando salientou que “a experiência acadêmica vivida neste 1º Júri Simulado Virtual vai ajudar muito no futuro profissional destes alunos. Esperamos que os nossos acadêmicos sejam protagonistas em outras oportunidades”.