Cidades inteligentes

Cidades inteligentes

Arquitetura e Engenharia Civil discutem novas tendências na área da construção

“Tendências e Tecnologias para o Ambiente Construído” foi a temática da Semana Acadêmica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unicruz, promovida de 18 a 20 de maio. No formato on-line, o evento teve transmissão no canal Arquitetura e Urbanismo Unicruz, no youtube. A noite de abertura da Semana Acadêmica contou com a palestra intitulada: “Patrimônio, Economia Criativa e Placemarketing: como construir cidades inteligentes a partir da cultura do lugar”.

A arquiteta e urbanista Ana Paula Winckert conversou com os participantes sobre o planejamento dos espaços públicos e a gestão urbana, identificando e explorando estratégias inovadoras para a infraestrutura das cidades. A palestrante também destacou sobre o pensar em relação à preservação do patrimônio arquitetônico em cidades históricas e o desenvolvimento econômico, buscando uma cidade inteligente e humanizada.

Na sequência do evento, os acadêmicos tiveram 11 opções de oficinas de capacitação para participar, entre elas: mapeamento 3D com drone, design paramétrico, uso e pesquisa de materiais sustentáveis para a construção civil e modelagem e detalhamento de estruturas metálicas.

A última palestra do evento foi ministrada pelo engenheiro civil Francisco Della Rosa, que atua como professor e pesquisador na Universidade de Passo Fundo. Francisco abordou “O contexto da sustentabilidade no desenvolvimento de novos materiais/técnicas em pavimentos”. Ele apresentou os benefícios em relacionar tecnicamente a pavimentação com as questões ambientais, pensando no uso inteligente dos recursos. Para isso, alguns dos exemplos trazidos pelo engenheiro civil foram a utilização do plástico reciclado como matéria prima em misturas asfálticas, a reciclagem dos resíduos de pavimentos, os pisos alternativos e os pavimentos drenantes.