Fazenda Escola

Evento técnico abre as comemorações dos cinco anos

Em alusão aos cinco anos da Fazenda Escola, que será celebrado em outubro deste ano, foi realizado o I Meet sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. O evento on-line ocorreu pela plataforma Google Meet, com transmissão pelo canal Unicruz Play, na última segunda-feira (26). A iniciativa envolveu os cursos de Graduação, de Medicina Veterinária e Agronomia, bem como o Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Desenvolvimento Rural.

O evento contou com a palestra do integrante do Departamento Técnico da Aliança SIPA, Dr. Willian de Souza Filho, que falou sobre sistemas integrados e pastejo rotatínuo, aplicações e benefícios para um novo rumo na produção agrícola. A moderação da atividade foi realizada pelos professores Daniele Furian Araldi, Luiz Felipe Kruel Borges e Theodoro Schneider.

O palestrante enfatizou a relação entre a produção e a preservação do meio ambiente através de práticas de manejo apropriadas nas pastagens. “As pastagens contêm cerca de 20% de estoque de carbono do solo no mundo. O ciclo das pastagens é a fase da regeneração carbono no ecossistema, através da fotossíntese”, analisou.

De acordo com a professora Daniele Furian Araldi, o evento superou as expectativas, contando com a participação e interação de mais de 280 pessoas, entre acadêmicos, técnicos e produtores rurais de Cruz Alta e região. Em relação aos índices de audiência, já atingiu mais de mil visualizações no canal Unicruz Play.

Futuras Parcerias

Conforme a professora, existe um alinhamento entre a Unicruz e a Aliança para, em breve, formar uma parceria, através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, para a criação de um polo de difusão e geração de informações para sistemas integrados.