Atores de transformação social

Atores de transformação social

Curso de Direito realiza o V Simpósio Pensadores da  República, do Direito e da Educação

O curso de Direito da Unicruz promoveu de 23 a 27 de março, o V Simpósio Pensadores da República, do Direito e da Educação. O objetivo do evento foi contextualizar as principais ideias relacionadas à República, ao Direito e à Educação com base na realidade brasileira, e fomentar debates e reflexões.

Durante a abertura do Simpósio, a coordenadora do curso de Direito da Unicruz, Fátima Hammarstron reiterou a importância do evento que chegou à sua 5ª edição. “Mais uma vez estamos ultrapassando os limites da sala de aula. Entendemos que a nossa prática de formação deve preparar profissionais pensadores que venham a atuar como agentes de transformação social”.

A primeira noite do evento, no dia 23 de março, contou com a palestra intitulada – É possível falar em constitucionalismo sul-americano? – ministrada pela professora Carolina Cyrillo da Silva, que deu início as discussões do Simpósio, “Quero chegar falando para Cruz Alta do meu autor de literatura favorito, Erico Verissimo. E como falar de América Latina sem lembrar das falas de Erico Verissimo na Comissão Pan-americana, nos anos 50, quando ele foi representar o Brasil para explicar o que era América Latina”, lembrou Carolina do discurso do escritor Erico Verissimo, em sua participação na Comissão Pan-americana. A leitura fez parte da reflexão proposta pela professora que teve como fundamento a definição dos conceitos de América Latina.

Na segunda noite, no dia 24 de março, o assunto foi o reconhecimento da diversidade sexual no Estado Democrático de Direito Brasileiro. Quem ministrou a palestra foi a advogada e pesquisadora Pâmela Ângela Martins. Em sua fala ela destacou, que apesar do avanço em relação à vulnerabilidade da população Trans, ainda existem muitos estigmas sociais, a advogada reforçou também, que a defesa da pauta LGBTs, mais do que uma demanda do direito, é uma questão de humanidade.

Já na noite de quinta-feira, no dia 25 de março, o professor da Faculdade de Direito da UFMG David Gomes, ministrou a palestra intitulada “Brasil e sua crise atual: dificuldades de um projeto constituinte no horizonte de um ‘nós’ fraturado”. O professor apresentou aos participantes o pensar sobre a estrutura da desigualdade social no país.

As palestras completas do Simpósio estão disponíveis no canal do Unicruz Play no Youtube. E o evento ainda contou com oficinas, Cine Debate, com a exibição do Documentário “A Utopia dos Direitos Humanos”, o III Diálogos em Filosofia Jurídica e a IV Mostra de Trabalhos Científicos.