II Desafio do Agronegócio

Start-Unicruz promove evento para inovações no segmento

A Start – Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Unicruz, em parceria com os cursos de graduação e pós-graduação, promoveu o 2º Desafio do Agronegócio, nos dias 11 e 12 de dezembro. Com transmissão pelo canal do Unicruz Play no youtube, o evento propôs o compartilhamento de ideias inovadoras voltadas ao segmento.

Na sexta-feira (11), antes da apresentação dos projetos, o evento trouxe para discussão as Startups no agronegócio com Guilherme Kudiess, sócio da VENTIUR Aceleradora de Startups do Agronegócio. Ele destacou que o Brasil é o país da oportunidade, 9 em cada 10 áreas que não são cultivadas, e que estão aptas a serem usadas na agricultura, estão na América do Sul e na África. E a grande problemática, ressaltada pelo palestrante, é que onde se tem terra, não tem água; assim o Brasil se coloca como o país com maior potencial produtivo mundial, por ter o maior reservatório hídrico do mundo. Na sequência foram apresentados os projetos da categoria egressos.

No sábado (12) as apresentações ficaram por conta dos alunos e professores. O trabalho vencedor do Desafio foi apresentado pelo discente do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Unicruz Guilherme Lau Santiago, com a ideia do desenvolvimento de Software para Gestão da Nutrição de Vacas de Leite. O segundo lugar foi para o acadêmico do curso de Administração da Unicruz  Gerson Wink, com a solução do Mapeamento Aéreo com Drones. E, em terceiro lugar, ficou o trabalho do egresso do curso de Administração Carlos Dal Forno, com a proposta de Inovação através da “Spin – off” no Agronegócio.

Todos estão convidados a se inscrever no edital de bolsas de inovação no valor de R$ 400,00 e R$200,00, a ser lançado em fevereiro pela Universidade, e iniciarem o período de pré-incubação, a partir do retorno das atividades na Universidade de Cruz Alta em 2021. Os inscritos terão direito à utilização do servidor para desenvolvimento das propostas e apoio em capacitações, bem como a estruturação das ideias em Startups.

Os demais estão convidados a participar de um apoio junto à Conecta e à Start da Unicruz, para ajustes e encaminhamento de suas propostas com o objetivo de pré-incubação, no primeiro semestre de 2021. O II Desafio do Agronegócio da Unicruz contou com o apoio do Sebrae,  da Simbiose e da Ventiur – Aceleradora de Startups.

Clique aqui e confira o evento na íntegra na programação do Unicruz Play.