Enade em pauta

Unicruz divulga os resultados positivos dos Cursos de Graduação

No dia 19 de outubro, foram divulgados os resultados da avaliação do Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, em live do MEC, transmitida para todo o Brasil. Dentre os cursos da Unicruz, o Tecnólogo em Estética e Cosmética e a Engenharia de Produção ficaram com nota 4, numa escala de 1 a 5, avaliação que demonstra a qualidade da formação.

Além disso, o curso de Engenharia Civil ficou com nota máxima (5) no IDD – Indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado.

Sobre a ótima avaliação dos Cursos, o pró-reitor de Graduação Regis Deuschle ressalta que “comemoramos com muita alegria, pois é resultado de todo um esforço institucional e, em especial, dos cursos envolvidos, na busca constante do incremento na qualidade do ensino. O conceito ENADE, sendo aquele que está mais diretamente relacionado a esse processo, demonstra que estamos no caminho certo. Mais do que isso: estimula a perseguirmos continuamente resultados ainda melhores.”

O coordenador da Engenharia de Produção Gil Eduardo Guimarães comemora o resultado: “Essa nota do ENADE vem coroar 4 anos de trabalho, desde que iniciamos a implantação das novas metodologias de aprendizagem ativa no curso. É fruto do engajamento do grupo de professores e dos alunos, que entenderam o projeto e agora colheram os frutos. O curso de Engenharia de Produção da UNICRUZ é um dos primeiros do Brasil a iniciar a implementação das novas diretrizes curriculares nacionais para as engenharias, estabelecidas pelo MEC. É um curso moderno, que tem como objetivo a formação de engenheiros de produção com as competências exigidas pelo mercado de trabalho, e a nota atingida no ENADE vem comprovar isso”.

A Coordenadora do Tecnólogo em Estética e Cosmética Viviane Deuschle rememora as conquistas do Curso: “foi um período muito intenso de preparo, envolvendo os professores e acadêmicas do curso. Fizemos primeiramente um trabalho de conscientização sobre a importância dessa nota, além do trabalho contínuo na parte específica. Em relação a parte geral, as alunas tiveram uma participação em massa durante as oficinas e demonstram muito comprometimento e engajamento durante todas as etapas. Destaco que a dedicação das alunas foi essencial para essa conquista, e esse resultado demonstra o padrão de qualidade que o curso tem mantido ao longo dos anos.”

A Coordenadora da Engenharia Civil Carine Norback reafirma o posicionamento do Curso na avaliação: “o resultado demonstra claramente o impacto dos diferenciais do curso na formação e, consequentemente, na futura carreira dos nossos acadêmicos.”

O Enade é um exame que faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), cujo objetivo é avaliar a qualidade dos cursos de formação superior.

Já o IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

Para mais informações acerca do Enade e do IDD, clique aqui