COVID-19 em pauta

COVID-19 em pauta

Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde realiza Ciclo de Seminários Temáticos

O vírus SARS-CoV 2, que causa a doença denominada COVID-19, se espalhou rapidamente na maioria dos países do mundo, e vem diariamente fazendo muitas vítimas. Trata-se de uma nova doença, e muitos pesquisadores estão empenhados no estudo e produção de conhecimento científico acerca de seus aspectos clínicos, epidemiológicos, laboratoriais, terapêuticos, sociais, econômicos, dentre outros.

Tendo em vista o cenário atual, o PPGAIS, Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde Unicruz/Unijuí, implementou uma atividade complementar contínua, denominada “Ciclo de Seminários Temáticos: COVID-19 e seus múltiplos aspectos na Atenção Integral à Saúde”.

A docente do PPGAIS Gabriela Bonfanti, organizadora do evento, ressalta que “o compartilhamento de evidências científicas e informações sobre a COVID-19 tem papel fundamental no enfrentamento da pandemia e mitigação de seus danos. A realização desse Ciclo de Seminários Temáticos permite a discussão e disseminação de tais informações entre docentes, discentes, profissionais da área da saúde e comunidade geral, reafirmando a responsabilidade social e científica da Unicruz e do PPGAIS em atender às demandas da sociedade”.

O evento iniciou no dia 09 de setembro e continua até 22 de outubro. Já foram abordadas as temáticas Segurança e eficácia do plasma convalescente na COVID-19 pelo professor doutor Fábio Klamt, COVID – 19: Situação de Cruz Alta e municípios da região pela médica infectologista Paula Rubin Facco Librelotto e Biossegurança e Pesquisa em tempos de COVID-19 pela professora  doutora Melissa Medeiros Markoski.

A Coordenadora do PPGAIS Unicruz/Unijuí, professora Janice Pavan Zanella, convida a comunidade a participar do Ciclo: “no dia 17 de outubro, o tema será Cenários e perspectivas de vacinas para COVID-19, com a doutora Mellanie Fontes-Dutra, idealizadora e coordenadora da Rede Análise COVID-19. Trata-se de uma grande oportunidade de, juntos, conhecermos os desencadeamentos voltados à prevenção da doença. Todos podem saber mais sobre as vacinas Covid19, um assunto de interesse geral, de forma gratuita. Acesse o link  meet.google.com/txd-jmfy-atw. Esperamos por você às 9h30min”.

O tema da última palestra será Diagnóstico molecular de SARS-CoV-2 com a docente da UFSM, doutora Priscila de Arruda Trindade, no dia 22 de outubro.

As inscrições para o Mestrado em Atenção Integral a saúde estão abertas. Acesse aqui o edital e coloque a sua carreira em primeiro plano!