Preparação

Equipe da Unicruz que fará testes da Covid-19 participa de treinamento.

O grupo elencado pela Universidade de Cruz Alta iniciou na última semana o treinamento para realização de testes da Covid-19. As professoras Dra. Josiane W. Bortolotto e Mariana Parisi, coordenadoras dos cursos de Farmácia e Biomedicina, respectivamente, acompanharam, na última terça-feira (02), a rotina do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – onde as análises já acontecem. O recebimento das amostras, a extração do RNA e a execução do exame RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) em tempo real foram alguns dos procedimentos instruídos.

Através de uma parceria com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja), a Unicruz fará dois mil testes moleculares, que apresentam resultados em até 72h. A estimativa é de até 30 amostras diárias, com início no mês de julho.