Combate às fake news

Estudantes de Jornalismo criam agências de checagem para analisar a veracidade de informações que circulam na internet.

A convergência digital e a popularização de redes sociais e aplicativos de bate-papo facilitaram o acesso da sociedade à informação. O problema é que nem sempre o conteúdo que circula nessas plataformas é verídico, preciso ou atual. Para verificar a procedência de fatos, surgiram as agências de checagem – segmento que cresceu nos últimos anos devido ao grande volume de boatos e notícias falsas disseminados na internet.

No curso de Jornalismo da Unicruz, a disciplina de Mídias Digitais e Linguagem desafiou os alunos a criarem agências de fact-checking para exercitar a atividade e prestar um novo serviço à comunidade regional. Divididos em equipes, eles disponibilizaram perfis nas redes sociais Facebook e Instagram para que pessoas enviem links, textos, e imagens para que sejam feitas as apurações dos materiais repassados. Após a análise, que será feita embasada nas diretrizes da agência Aos Fatos e terá supervisão da professora Margarete Ludwig, o conteúdo será publicado na rede social contendo um selo informando a veracidade ou não do fato.

“Trabalhar com a verdade é um princípio do jornalista, então essa ação contribui para qualquer função que nossos alunos venham a desempenhar. Acompanhando a evolução da infodemia [excesso de notícias sobre determinados temas] que vem sendo potencializada pelas mídias digitais, entendemos que os futuros jornalistas precisam estar preparados para atuar nessa frente, até porque é um novo nicho de mercado”, justificou a docente.

Como participar?

Basta encaminhar, via mensagem privada, o conteúdo a um dos perfis criados pelos alunos: Agência True News, Agência 7×7, Acribia Oficina de Checagem e Deivson Fernandes. “Vamos discutir entre o grupo, procurar a notícia em veículos que sabemos ser confiáveis e verificar a data da publicação. Também consultaremos agências de checagem já existentes”, explicou a estudante Eugênia Trevisan, uma da administradoras da agência True News. A atividade estará disponível até o dia 13 de junho.