Nota Conjunta – Reitoria e Fundação

Leia, na íntegra, mensagem redigida pela Gestão Institucional.

A situação da pandemia instalada pelo novo coronavírus (Covid-19) assola a sociedade como um todo, salvo raras exceções. No nosso caso, em especial, realizamos inúmeras adaptações para a continuidade das atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização, zelando pela saúde e segurança de toda a comunidade acadêmica.

Desde o início dessa situação, realizamos várias ações no sentido de contribuir com a comunidade no nosso entorno, local e regional, por meio de nossos cursos e profissionais. Dentre elas, destacam-se: a produção de álcool em gel pelo Laboratório de Farmacotécnica do Curso de Farmácia; a produção de protetores faciais pelo Escritório Modelo dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil; o apoio aos negócios locais pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito; e a realização de testes moleculares RT-PCR pelo Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, no âmbito do Comaja (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí).

A sensibilidade da Instituição perante essa situação igualmente se estende aos nossos alunos. Em inúmeras reuniões internas e em contato com o DCE, implementamos diversas ações no sentido de atenuar os reflexos no nosso contexto acadêmico. Da mesma forma, destacam-se:

– o canal de comunicação Unicruz Responde, responsável pelo recebimento das necessidades de acesso remoto dos acadêmicos e, em especial, àquelas atinentes aos assuntos financeiros, como renegociações de mensalidades e prazos de pagamento;

– a renovação do recurso Minha Biblioteca, fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos nas diversas áreas do conhecimento, por meio do acesso remoto a um amplo acervo digital;

– a contratação de psicóloga para suporte profissional especializado para toda comunidade acadêmica, incluindo técnico-administrativos, professores e alunos, com atendimento mediante agendamento;

– o não repasse do reajuste anual das mensalidades, a partir do mês de Julho/2020. Caso fosse aplicado, esse reajuste implicaria em um aumento de 4,13% nas mensalidades.

Sobre a questão financeira, é importante destacar que não houve redução significativa nas despesas da Instituição, tendo em vista que o principal custo que compõe o orçamento consiste na folha de pagamento, a qual se mantém inalterada, comparada ao período pré-pandemia. Adicionalmente, outras receitas deixaram de ingressar no caixa da Instituição, em função da suspensão das atividades presenciais no campus e da situação econômica vivenciada pela sociedade em geral.

Desta forma, ao abrir mão da receita do reajuste, que não ocorrerá até Dezembro/2020, nos solidarizamos com as variadas solicitações dos alunos, no sentido de oferecermos uma alternativa de redução em seus custos. Ou seja, serão 18 meses de mensalidades inalteradas, o que é totalmente atípico no setor da educação superior. Isso também permite que sejamos igualmente solidários com os técnico-administrativos e docentes da Instituição, que continuam trabalhando ora home office, ora de forma escalonada no campus. Mesmo perante as reduções de receita no semestre vigente, principalmente em função do aumento da inadimplência, entendemos que o contexto exige medidas não usuais, embora isso impacte no fluxo financeiro institucional.

Ainda nesse contexto de sensibilidade frente às dificuldades financeiras enfrentadas por parte dos acadêmicos, a Instituição está disponibilizando três novas possibilidades, a fim de oportunizar a permanência dos alunos em seus cursos. Na primeira, por meio do canal Unicruz Responde, a Secretaria Acadêmica está aberta a negociações das mensalidades porventura não quitadas. As parcelas em atraso do semestre 2020/1 podem ser renegociadas em 4x no boleto ou em 6x no cartão de crédito, tendo como base o valor no dia da negociação. Juntamente com as parcelas em aberto, o aluno poderá incluir na negociação a rematrícula para o próximo semestre (primeira parcela) ou todas as parcelas referentes ao semestre 2020/2.

Como segunda alternativa, a Instituição já disponibilizou o CrediUNI Emergencial, direcionado aos alunos inadimplentes em 2020/1. Esta modalidade oportuniza o parcelamento em 12x das mensalidades em aberto, referentes à 2020/1, incluindo as mensalidades de 2020/2, com 6% de desconto no valor financiado e observado o teto de R$ 9,5 mil. Na terceira alternativa, ainda em tratativas, a Instituição pretende disponibilizar outra linha de financiamento para os alunos que foram financeiramente impactados pela Covid-19. Nessa opção, o aluno poderá financiar o próximo semestre (2020/2) em 12x, com carência de 3 meses e observado o teto de R$ 10 mil.

Com essas medidas, a Instituição entende que está fazendo o possível para viabilizar financeiramente a permanência dos alunos em seus respectivos cursos, assim como entende a importância da ciência e do conhecimento para que os alunos possam melhor enfrentar os diferentes momentos de crise em nossa sociedade. Na próxima semana, a partir de 24/06, temos a expectativa do retorno gradual das nossas atividades acadêmicas presenciais, inicialmente restritas às aulas práticas e aos estágios. A forma e o cronograma de retomada dessas atividades serão oportunamente divulgados pelos cursos e seus professores. Seguimos vigilantes e com os devidos cuidados! Saudações acadêmicas.