Condições para estudar

Unicruz possui programas exclusivos de bolsas e financiamentos; Conheça as oportunidades.

Ingressar e permanecer no Ensino Superior nem sempre é fácil: há casos em que questões financeiras impedem que estudantes cumpram o objetivo de concluir a graduação. Ciente deste cenário, a Universidade de Cruz Alta possui programas de bolsas e financiamentos que podem ser acessados por estudantes de todos os cursos ofertados atualmente.

As iniciativas são alternativas aos já conhecidos Fies e Prouni, fomentados pelo Governo Federal, e contemplam ingressantes, ou seja, recém-aprovados no Vestibular. Veja abaixo as opções ofertadas exclusivamente na Unicruz:

Probin

O Programa de Bolsas Institucionais (Probin) concede descontos de até 50% do valor das mensalidades para várias categorias: faixa etária, segunda graduação, grupo familiar e pessoa com deficiência. Ao contrário do Prouni, o Probin não exige realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a concessão de bolsas se dá mediante análise de documentos comprobatórios. Outro diferencial do Programa é que as vagas são ilimitadas, não havendo assim concorrência entre estudantes.

CrediUNI

O programa de incentivo à educação do Sicoob Cruz Alta financia até 100% das mensalidades do curso, proporcionando um período estendido para quitação dos valores contratados. Para concorrer às vagas, é preciso apresentar a documentação exigida no processo seletivo. A exemplo do Probin, o CrediUNI não requer nota do Enem e não possui limite de vagas.

Informações preliminares

As aberturas de vagas do Probin e do CrediUNI geralmente acontecem a cada transição de semestre, próximos ao período de matrículas para aprovados no Vestibular. Os interessados podem acessar a seção de Editais do site www.unicruz.edu.br para consultar os detalhes das edições anteriores.

Também é possível entrar em contato com o Programa Intersetorial de Assistência Social (Pias) da Unicruz para esclarecer dúvidas. O departamento promoveu recentemente a primeira edição on-line do Encontro com Bolsistas: em uma videoconferência transmitida via Google Meet, o assistente social Anderson Barbosa Scheifler conversou com estudantes contemplados em editais recentes sobre regulamentos e requisitos para manutenção do benefício. Atualmente, o atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, durante manhã e tarde, através dos seguintes contatos: (55) 3321-1532 e pias@unicruz.edu.br.