Unicruz fará testes da Covid-19

Regiões Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí oficialmente ganham mais um polo de detecção do novo coronavírus.

A Universidade de Cruz Alta fará testes moleculares para investigação da Covid-19 a partir do final de junho. Um Termo de Colaboração assinado ontem (28) entre a Unicruz e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja) oficializou a proposta acenada em abril. O acordo prevê a realização de dois mil testes para municípios pertencentes ao Comaja – metade destes destinados para Cruz Alta.

Para possibilitar a detecção molecular do novo coronavírus, a Universidade colocou à disposição um laboratório do Campus, que ficará temporariamente atendendo somente esta demanda, e uma equipe formada por uma biomédica técnico-científica, por professores dos cursos de Biomedicina e Farmácia e por biomédicos mestrandos em Atenção Integral à Saúde.

O investimento para aquisição dos insumos necessários para execução das análises, como EPIs e materiais de consumo dos testes moleculares totaliza aproximadamente R$ 560 mil. Destes, R$ 235 mil foram repassados pelo Comaja e cerca de R$ 324 mil são contrapartida da Unicruz.

“Nos próximos dias estaremos trabalhando na adequação do espaço físico, recebimento dos insumos e treinamento da equipe de trabalho. A estimativa é iniciarmos a realização dos testes em aproximadamente 30 dias, podendo variar conforme entrega dos insumos, visto que a demanda do mercado está grande”, detalha a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, professora Janaina Coser.

A triagem da infecção pelo SARS-CoV-2 será realizada por método molecular de RT-qPCR, conforme protocolo Charité. A capacidade estimada é de até 30 amostras diárias, com resultados liberados aos municípios em no máximo 72 horas.