Comunicado da Pró-Reitoria de Graduação

Comunicado da Pró-Reitoria de Graduação

Leia comunicado emitido pela Pró-Reitoria de Graduação da Unicruz.

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), situação de extrema excepcionalidade, provocou mudanças bruscas na vida de todos. Nos nossos relacionamentos, nas nossas rotinas profissionais e de estudo, na maneira como interagimos e nos movimentamos na sociedade.

Momentos como esse, relativamente raros em nossa história, são acompanhados de experiências marcantes. De um lado, temos as experiências de superação e das pessoas dando o melhor de si durante esse período. Na nossa vida acadêmica, por exemplo, professores e alunos vivem essa superação diariamente. Fomos subitamente colocados, por força das circunstâncias, em uma posição onde plataformas digitais temporariamente substituem a nossa relação diária presencial. Isso não impediu que nos mantivéssemos próximos e dando continuidade à nossa caminhada, através de muito esforço e mesmo com as nossas rotinas pessoais viradas de “pernas para o ar”. Separados, porém juntos. Hoje, interagimos, estudamos e mantemos nossas relações de outra forma, no intuito de preservar nossa saúde e a dos outros, de certa forma ansiosos para que esta situação termine e logo tudo possa voltar à normalidade.

Por outro lado, temos nossos momentos de fragilidade, a qual se manifesta de forma diferente conforme a realidade de cada um. Em alguns o peso dessas mudanças é sobretudo emocional, pelos impactos do distanciamento social que se impõe neste momento nas relações diárias. Para outros, é sobretudo físico, especialmente para aqueles que residem em áreas mais remotas e com poucos recursos de comunicação. Há aqueles cujos desafios se refletem nos seus estudos: aprender a usar plenamente “o tal do Moodle” e estudar de uma forma um pouco diferente, que requer outros hábitos. Contudo, há aqueles que também foram atingidos na questão profissional e econômica pessoal: são situações de sérias diminuições de renda familiar e em alguns casos até mesmo de desemprego.

A Unicruz neste sentido continua junto com você. Assim como nos esforçamos para usar o melhor dos nossos recursos e trabalhar incansavelmente pela manutenção das atividades durante este período excepcional, também nos sensibilizamos com cada situação que nos chega, e gostaríamos de tentar direcionar cada uma de acordo com suas particularidades. Também nos sensibilizamos com as solicitações do nosso DCE, o qual está sempre em contato e esteve reunido com a reitoria para expor os pedidos dos acadêmicos.

Por isso, estamos desenvolvendo um canal de relacionamento através do qual você poderá expor seus anseios, suas dúvidas e suas dificuldades, relativos a este período de quarentena. Sejam dúvidas de ordem técnica (acesso ao Moodle ou como usar seus recursos), pedagógica ou financeira. Você poderá fazer isso pelo e-mail gestaopermanencia@unicruz.edu.br ou pelo WhatsApp 55 99649-7089. Este canal soma-se aos demais que você já conhece (como Secretaria Acadêmica, Coordenações de Curso, entre outros), e tem o intuito de lhe ajudar da maneira que for possível. Você será acolhido de acordo com sua demanda.

Conte sempre conosco! A Unicruz está comprometida não apenas com o ensino, pesquisa e extensão, mas também em fazer desses processos a construção de uma bela caminhada junto com você!

Cruz Alta, 14 de abril de 2020.

Prof. Me. Regis Augusto Norbert Deuschle
Pró-Reitor de Graduação