Habilitada para reabilitar

Jovem supera limitações motoras e conclui o curso de Fisioterapia da Unicruz.

A formatura é sempre um momento bastante aguardado pelos graduandos. Neste final de semana, quando acontecer a colação de grau do curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta, uma formanda terá um motivo especial para comemorar o encerramento deste ciclo acadêmico. Fabiana Lirio Carvalho foi diagnosticada com paralisia cerebral na infância, mas as limitações motoras não foram empecilho para que ela realizasse o sonho de se tornar fisioterapeuta – justamente uma profissão dedicada à reabilitação.

Aluna de escola pública durante o Ensino Médio, a jovem de 22 anos relata que a paixão pela área escolhida para trabalhar surgiu cedo. “Fui paciente diária de fisioterapia até os meus 14 anos. Pude sentir na pele como essa profissão pode ajudar o próximo”. A vontade de melhorar a vida das pessoas fez com que ela ingressasse na Unicruz em 2015. Ao longo dos cinco anos de vida acadêmica, Fabiana cumpriu com sucesso todas as etapas da graduação: aulas teóricas e práticas, estágios e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Participou, inclusive, do Centro de Equoterapia, projeto de extensão da Unicruz que utiliza equinos para o tratamento de pacientes com necessidades especiais. “Eu sempre fui uma pessoa persistente, tinha certeza de que venceria no final”, completa.

Quem participou diretamente da trajetória de Fabiana relata que a conquista do diploma de bacharel em Fisioterapia é resultado dos seus esforços. “A Fabiana se tornou no curso um exemplo de determinação, com muita garra, superando obstáculos. Menina estudiosa, querida por todos os colegas e professores, que sempre esteve pronta para ajudar e receber ajuda nos desafios. Sua vitória também é nossa, o curso agradece a confiança em vir aprender a ser esta Fisioterapeuta competente que está se formando”, exalta a professora Lia Dias da Costa.

A formatura da turma de Fabiana será no sábado (07), às 18h30min, no Clube Arranca, em Cruz Alta.