Saúde no meio rural

Saúde no meio rural

Projeto da Unicruz que visa melhorar as condições de saúde de trabalhadores rurais cumpre mais uma etapa.

:

A preocupação da Unicruz com o bem-estar de trabalhadores rurais já se tornou tradição: pelo quinto ano, o curso de Fisioterapia lidera um projeto que investiga a saúde de agricultores atuantes na produção leiteira em municípios gaúchos. Hoje (10) à tarde, foi realizado no Campus o encerramento das oficinas pedagógicas promovidas por docentes e discentes para o público pesquisado: cerca de 60 produtores de 12 cidades próximas a Cruz Alta.

O encontro foi aberto com apresentações dos cursos de Biomedicina e Farmácia. O primeiro havia feito coleta e exames de sangue e urina nos trabalhadores, enquanto o segundo aplicou um questionário para descobrir os hábitos de descarte de medicamentos. Na sequência, o curso de Fisioterapia conduziu a oficina final, que teve como tema “Ergonomia na propriedade rural”.

“A ideia de um ambiente de trabalho saudável é fator essencial para a qualidade de vida do profissional, tanto pelo ponto de vista físico, quanto psicológico”, explicou uma das alunas envolvidas no projeto – no total são 35, entre bolsistas e voluntários.

O grupo também aproveitou a ocasião para entregar os resultados individuais de testes físicos aos quais os produtores foram submetidos no início do ano, como dinamometria lombar, força de preensão manual e flexibilidade corporal. A Emater/RS e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram parceiras da Unicruz no desenvolvimento do projeto.