Momento histórico

Colheita do trigo no RS é oficialmente aberta na Área Experimental da Unicruz.

A Unicruz foi palco na manhã de hoje (28) da abertura oficial da colheita do trigo no Rio Grande do Sul. A Área Experimental do Campus recebeu lideranças locais, regionais e estaduais, que prestigiaram o ato que tradicionalmente é realizado todos os anos em Cruz Alta. Foi a principal atividade do último dia da 1ª Fenatrigo Tec.

A reitora Patrícia Bianchi representou a Unicruz em dois momentos: no ato simbólico da abertura da colheita, a bordo da máquina agrícola, e no palco, sendo a primeira a se pronunciar dentre as autoridades convidadas. “Quando recebemos a proposta da Associação Fenatrigo para sediarmos a feira, procuramos os professores da Universidade e perguntamos: “Podemos assumir esse compromisso para fazer da melhor forma o evento?” Fomos prontamente atendidos, pois seria uma grande oportunidade de divulgarmos o que é produzido na Instituição e contribuirmos ainda mais com o desenvolvimento da região”, disse a reitora, exaltando o esforço coletivo exercido pela Unicruz para colaborar com a viabilidade da 1ª Fenatrigo Tec.

Ainda na sexta-feira, as áreas de Produção Animal e Vegetal da Unicruz continuaram o Dia de Campo iniciado ontem. Os visitantes puderam transitar entre onze estações que continham explicações sobre diferentes aspectos do agronegócio, como avaliações zootécnicas, eficiência reprodutiva em pastagem de inverno, desafios no período neonatal de terneiros, o projeto de extensão de equoterapia e o Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí. Na Área Experimental do Campus, empresas parceiras da Fenatrigo Tec expuseram produtos, pesquisas e tecnologias.

“Foi um grande desafio, mas tenho certeza que conseguimos fazer tudo o que imaginávamos. Agregamos as atividades universitárias com a Fazenda Escola e a Área Experimental, realizamos a abertura da colheita do trigo dentro da Unicruz, então conseguimos executar o que foi planejado”, comentou o presidente da Fenatrigo, Cristian Zachow.

A 1ª Fenatrigo Tec aconteceu de 25 a 28 de setembro, na Unicruz – que foi uma das realizadoras da feira.