Atenção à gestante

Atenção à gestante

Jornada de Enfermagem foca atividades na integralidade no cuidado às grávidas.

:

Os cuidados à paciente obstétrica requerem conhecimentos específicos, principalmente de quem está sujeito a atuar diretamente no atendimento deste público. Por isso, a Jornada de Enfermagem da Unicruz tem como tema central desta edição a saúde de gestantes. A inauguração do evento foi realizada na noite de terça-feira (15) no Salão Nobre do Campus e contou com uma apresentação artística adequada para a ocasião. Após a fala de lideranças institucionais, uma dançarina grávida de oito meses foi convidada para demonstrar em alguns passos de dança do ventre que a gestação, embora exija atenção e repouso, não é obstáculo para a prática de atividades físicas.

A preocupação e os avanços da saúde pública direcionada para mulheres também foram levantados na abertura oficial da Jornada. O assessor técnico do Instituto de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre, Roger Ceccon, contextualizou o cenário da saúde pública nacional. Egresso do curso de Enfermagem da Unicruz e pós-doutorando em Saúde Pública, Ceccon reconhece melhorias nas políticas direcionadas ao público feminino, mas alerta que o progresso não pode parar.

“Nos últimos 12 anos o Brasil conseguiu reduzir a mortalidade infantil, aumentar o acesso de serviços à população, mas tem muitas coisas para avançar. Uma delas é a problemática da mortalidade materna, mas há também o aborto inseguro, que precisa ser amplamente debatido no país, e a inserção da saúde pública para grupos específicos como mulheres indígenas e prostitutas considerando as suas histórias de vida e necessidades”, sugere.

A Jornada de Enfermagem acontece até sexta-feira (18), no Campus, com mais atividades relacionadas à integralidade no cuidado à paciente obstétrica. Enfermagem é um dos cursos oferecidos no Vestibular de Inverno da Unicruz. A prova de redação será em 24 de junho, e as inscrições podem ser feitas no site www.unicruz.edu.br/vestibular.