Origens

Simpósio promovido pelo curso de Direito resgata conceitos que construíram a identidade brasileira.

Com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão sobre as origens da formação ideológica nacional sob diferentes aspectos, a Unicruz está promovendo o 2º Simpósio Pensadores da República, do Direito e da Educação. A abertura aconteceu ontem (23) à noite, no Salão Nobre do Campus, com uma palestra ministrada pelo coordenador do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), João Martins Bertaso. Estudantes da Unicruz acompanharam a atividade, que problematizou o déficit de educação em direitos humanos. Bertaso baseou-se em aspectos republicanos para contextualizar o modelo atual de ensino.

“A república, para que ela aconteça, deve ser embasada em um sistema educacional forte e qualificado. Ela tem que preparar pessoas que saibam tocar as instituições democráticas. Nós, brasileiros, possuímos uma república federativa, um Estado de Direito constituído e não temos ainda um número suficiente de republicanos e democratas para conduzir esse trabalho”, opinou.

O Simpósio realizado pelo curso de Direito da Unicruz tem continuidade hoje (24) à tarde, com apresentação de trabalhos, e encerra à noite, com uma palestra sobre Estado de Direito, Democracia e Cultura Patrimonialista.