Por elas

Exposição artística, procedimentos estéticos e intervenções contra o machismo marcam o Dia Internacional da Mulher na Unicruz.

Março é o mês dedicado para refletir, debater e desenvolver ações que remetam à luta pela igualdade de gênero. A Unicruz, através do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH), é parceira da Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos de Cruz Alta e está inclusa na programação oficial da Semana da Mulher, que iniciou oficialmente no dia 02 com uma roda de conversa no Centro de Referência Maria Mulher.

Na quinta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Campus Universitário foi palco de uma sequência de manifestações: o Núcleo de Conexões Artístico-Culturais (Nucart) inaugurou uma exposição com obras do escultor cruz-altense Guto Rubin. Com mais de 40 anos de carreira, Guto reuniu peças em mármore, madeira e concreto que reproduzem traços do corpo feminino. “A mulher é uma figura importante, e eu acho ela muito bonita. É uma fonte inspiradora”, conta.

Estudantes da Unicruz participaram de um bate-papo à noite com o artista, que deixará as obras em exposição na Sede do Nucart/Unicruz – no subsolo da Biblioteca Visconde de Mauá – até 29 de março. A visitação é gratuita ao público em geral e acontece de segunda a sexta, das 14h às 17h30min, ou à noite, com agendamento pelo e-mail nucart@unicruz.edu.br.

No Centro de Convivência Universitário (CCU), egressas do curso de Estética e Cosmética da Unicruz foram convidadas pelo NAPDH a demonstrar técnicas de penteado, hidratação facial e design de sobrancelhas. A adesão aos procedimentos foi grande, inclusive com fila de espera para participar. Vários espaços do Campus, incluindo o CCU, ainda ganharam cartazes com frases machistas, apontando situações que muitas vezes passam despercebidas na sociedade. “Temos muito o que avançar, a refletir sobre determinados aspectos. Então o Dia Internacional da Mulher é um momento para descontrair, mas também para dialogar com os estudantes a respeito de assuntos sérios”, justificou a coordenadora do NAPDH/Unicruz, professora Ângela Keitel.