Apresentação do panorama

Apresentação do panorama

Start/Unicruz divulga a comitiva da SDECT/RS dados das ações do Nepi Alto Jacuí.

:

A Unicruz recebeu na manhã de hoje (07) membros da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT/RS) vinculados à Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). O diretor do Departamento de Apoio à Micro e Empresa de Pequeno Porte do Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (Pepi) Fabrício Renner e o técnico da Coordenadoria Estadual do Pepi Leonardo Marmitt acompanharam uma apresentação das atividades realizadas pela Agência Start/Unicruz, executora do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) Alto Jacuí.

A coordenadora da Start, professora Luisa Pieniz, socializou uma compilação de dados resultantes do trabalho do Nepi Alto Jacuí. Entre os destaques estão o atendimento de 90 empresas – número acima da meta estipulada, a presença em nove das 14 cidades abrangidas e a implementação de dois terços das ações propostas aos estabelecimentos assistidos.

“Em tempo de crise, as empresas [atendidas pelo Nepi Alto Jacuí] aumentaram o faturamento em mais de meio milhão de reais. Temos convicção que isso é resultado do trabalho do Núcleo, do conhecimento da Instituição compartilhado com os empresários“, explicou a professora Luisa durante a apresentação, que também teve presença de membros da reitoria, do Polo de Inovação Tecnológica Alto Jacuí e extensionistas contratados pela Start/Unicruz.

“É uma satisfação poder ver os resultados na prática. Nós precisamos reativar a economia do Rio Grande do Sul com incentivos não apenas financeiros, mas de programas que possam auxiliar na gestão das empresas”, disse Renner.

A comitiva da AGDI, que está em roteiro em Nepis do interior do Estado, também conheceu a estrutura do Polo situado no Campus Universitário e adiantou que a Unicruz está prestes a aderir a mais uma iniciativa da SDECT/RS: o programa Redes de Cooperação. Acenada como possibilidade pela Start/Unicruz e deliberada pelo Governo Estadual, a iniciativa chegará ao Alto Jacuí na busca de integrar empresas em estratégias inovadoras de otimização de negócios, como compras coletivas, práticas organizacionais e ações para consolidação das marcas. “É uma forma de acelerar a reação da economia, tanto em âmbito local quanto estadual”, completou.