Por trás do leite

Nutrição, saúde uterina e integração lavoura-pecuária são temas de palestras do Fórum do Leite.

Um dos principais encontros acadêmicos sobre a atividade leiteira no Rio Grande do Sul foi promovido ontem (08) pela Unicruz. O 19º Fórum de Produção-Pecuária Leite lotou o Salão Nobre do Campus de estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Ciências Agrárias, principalmente Medicina Veterinária. Em pauta, aspectos relacionados a manejo animal e qualidade de produção.

“Nutrição termina quando a vaca ‘responde’ o que está achando da alimentação dela. Como fazemos isso? Avalia escore de fezes, escore de abdômen, escore de rúmen, padrão de ruminação, ritmo circadiano, faz diário de consumo… tudo isso é a maneira que a vaca indica se está gostando da comida ou não”, explicou o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Marcelo da Silva Cecim.

Além da palestra que associou nutrição animal e doenças metabólicas, outras duas abordaram tecnologias para melhorar a saúde uterina no pós-parto e a maximização de lucros na integração lavoura-pecuária. Ainda na programação do Fórum, aconteceram o 6º Salão de Trabalhos Científicos e o lançamento do livro Gestão Rural e os Aspectos Produtivos na Região do Corede Alto Jacuí, organizado pela coordenadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural (MPDR) da Unicruz, professora Claudia Mera.