Solução de problemas

Workshop da Agência Start integra estudantes da Unicruz e empresários.

Uma ação promovida pela Start – Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Unicruz – na noite desta segunda-feira (27) aproximou a comunidade acadêmica e empresários da região. Representantes de sete estabelecimentos de Cruz Alta e Ibirubá foram convidados a apresentar para graduandos a realidade de seus negócios. A maioria dos acadêmicos presentes no encontro têm formatura prevista para 2018 e poderão abordar os cases em seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), contribuindo para a busca de soluções práticas às empresas.

André Eduardo da Silva é proprietário de uma loja de materiais de construção e fabricante de esquadrias localizada em Ibirubá. Atendido pelo Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (Nepi) Alto Jacuí – unidade vinculada à Start/Unicruz –, ele espera que o conhecimento universitário neutralize alguns problemas identificados em sua empresa. “Temos cinquenta anos de mercado, mas estou passando por dificuldades na organização da minha empresa. Ela é pequena, familiar, a parte de custos é diferenciada, o marketing, as vendas… acho que a Unicruz tem muito a colaborar”.

A coordenadora da Start/Unicruz, professora Luisa Pieniz, explica que a principal intenção foi estreitar a relação entre alunos de Administração e Ciências Contábeis – cursos convidados para a primeira edição do workshop – e estabelecimentos comerciais da região. “Quem sabe os nossos alunos, com auxílio dos seus professores, estejam aptos a resolver os problemas”, prospectou.

A atividade ainda teve um viés social: a entrada para o evento custou um quilo de alimento não perecível, doações que serão repassadas à campanha Natal do Bem, da RBS TV.