Análise do cenário

Análise do cenário

Aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento Rural aborda controle de pragas e projeções para a agricultura nacional.

:

O controle de pragas nas lavouras e análise rural no Brasil levaram estudantes a prestigiar a aula inaugural do Mestrado em Desenvolvimento Rural da Unicruz, realizada na última sexta-feira (06).

O engenheiro agrônomo da Emater/RS Alencar Paulo Rogério falou sobre o manejo integrado de insetos em plantações. Ele apresentou para os participantes do encontro resultados de uma pesquisa que teve como objetivo diminuir os impactos ambientais e econômicos das propriedades rurais, visando maior rentabilidade na lavoura. As técnicas usadas neste trabalho foram simples: monitoramento semanal através da visita de um técnico para avaliar e tomar a melhor decisão no uso das tecnologias. “É uma estratégia que está dando excelentes resultados”, ressaltou Alencar.

Outro tema foi o resultado de uma pesquisa apresentada pelo sociólogo Zander Navarro, da Embrapa, que realizou uma análise do desenvolvimento rural no Brasil. A agropecuária brasileira produz um dos maiores saldos comerciais no país, conforme o estudo. Ainda de acordo com Zander, existe uma projeção para que nos próximos dez anos o Brasil se torne o principal produtor mundial de alimentos. A expectativa se dá devido à fertilidade do solo e do potencial aumento produtivo. Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking.

As palestras foram acompanhadas por mestrandos em Desenvolvimento Rural e por discentes dos cursos de MBA em Gestão e Inovação em Agronegócio e de graduação em Agronomia.