Falando de bovinocultura

Fórum de Produção Pecuária Corte dá início aos eventos técnicos da Fenatrigo.

Os eventos técnicos da 14ª Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo) foram inaugurados com um espaço já consolidado quando o assunto é a integração lavoura-pecuária. O Fórum de Produção Pecuária Corte chegou à sua quarta edição na noite desta quarta-feira (27) com a apresentação de estudos acadêmicos que visam aprimorar práticas aplicáveis à bovinocultura. Pesquisadores, estudantes e produtores rurais acompanharam primeiramente a palestra sobre suplementação na recria de novilhas de corte ministrada pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciana Potter.

Após, foi o momento de docentes da Unicruz divulgarem dois projetos que estão sendo executados na Área de Produção Animal da Instituição. A professora Daniele Furian Araldi conduziu o painel “Desempenho de novilhos confinados com dietas sem volumoso”. Dois lotes de 20 bovinos cada foram tratados com dois tipos diferentes de suplementação, milho e aveia branca, com o intuito de comparar qual estratégia culminaria em um melhor desenvolvimento dos animais. Fatores como ganho médio diário de peso, perfil de ruminação, características de carcaça e avaliação econômica foram considerados pelo período de cinco meses. Como resultado, a suplementação com milho obteve ligeira vantagem sobre a com aveia, que também se apresentou como uma alternativa interessante para produtores rurais.

O outro painel abordou questões de reprodução animal. “Sistemas de acasalamento de inverno em bovinos de corte no RS” foi apresentado pelo professor Luiz Felipe Kruel e introduziu um estudo que está acompanhando um grupo de novilhas em estágio de prenheza. O foco é na eficácia de métodos de inseminação artificial nestes animais. “A região é essencialmente produtora de grãos e estamos buscando fomentar a produção de carne. Temos comida, que é o principal, e temos condições de aliar a produção animal e a lavoura”, salientou a professora Daniele, que também é uma das responsáveis pela Comissão de Eventos Técnicos da Fenatrigo. Além dos professores Luiz Felipe e Daniele, também colaboraram no estudo os também docentes da Unicruz Lucas Siqueira e Vanessa Oliveira de Freitas.

Outras atividades teóricas e práticas organizadas pela Comissão irão acontecer ao longo da Feira.