“Espaço plural”

Criador do projeto de lei Escola sem Mordaça ministra palestra na Unicruz.

Especificar os limites da atuação de professores no ambiente escolar ou não? O assunto se tornou polêmica nacional no ano passado com o fortalecimento do movimento Escola sem Partido, que defende a extinção do que os adeptos chamam de “doutrinação ideológica”. Atualmente, há projetos de lei tramitando em diferentes estados brasileiros baseados na causa. Mas há quem considere as matérias uma afronta à liberdade de expressão e à educação de qualidade, caso da Escola sem Mordaça. A iniciativa, que também é um projeto de lei e se opõe à Escola sem Partido, foi protocolada na Assembleia Legislativa por um político gaúcho, o deputado estadual Juliano Roso. A convite da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Cruz Alta e do Núcleo de Ação em Pró-Direitos Humanos (NAPDH) da Unicruz, o parlamentar ministrou uma palestra para alunos de licenciatura e professores da rede pública na noite de hoje (27), no Campus.

“O professor precisa de liberdade de cátedra para exercer a sua profissão. Não podemos aceitar nenhum tipo de retrocesso na democracia nas escolas. O ambiente escolar deve ser um espaço plural, em que todos tenham o direito de se expressar”, afirma Roso.

Para a coordenadora do NAPDH/Unicruz, professora Ângela Keitel, o debate oportunizou o conhecimento sobre os rumos da educação no País. “É importante que haja espaço para reflexão sobre o papel do professor”.