Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social realiza aula inaugural

Teve início na última sexta-feira (18), no Salão Nobre da Universidade de Cruz Alta, a nova turma do Mestrado Acadêmico em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (PSDS). A aula inaugural consistiu em uma conferência intitulada “As Ciências Sociais ainda são atuais?” e foi ministrada por Fábio Cesar Junges, docente da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Santo Ângelo, sob mediação do professor Adair Adams.
A argumentação da conferência teve como base teórica o pensamento de Theodor Adorno, para quem a única forma de utopia “encontra-se essencialmente na negação determinada, na negação determinada daquilo que meramente é e que, com isso, ao se concretizar como falso, ao mesmo tempo sempre aponta para aquilo que deve ser”. Na negação determinada, a esperança poderá se amalgamar em seu contrário, como Adorno reflete ao final de Minima Moralia (1945): “a negatividade levada à completude, uma vez mirada bem nos seus olhos, se amalgama em escrita inversa do seu contrário”. Se há alguma positividade, esta se encontrará na negatividade levada a sua completude.
Segundo o palestrante, “algumas faíscas, vez por outra, sobressaem em meio à crítica determinada, sem que as mesmas possam ser enquadradas dentro de um novo sistema conceitual. Estas são apenas sinais, cifras, fissuras a partir das quais é possível espiar uma positividade, mas que tradicionalmente não se teve acesso devido ao sistema conceitual que tudo encobre. As fissuras são importantes porque enaltecem a irredutibilidade da realidade danificada em rupturas, em ruínas. São aí que as centelhas de significado faíscam e quando juntadas aparecem repentinamente e novamente se consomem”.
Além da conferência, da qual será publicado o texto na próxima edição da Revista Di@logus, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Diego Pascoal Golle, e o coordenador do Mestrado em PSDS, professor Antonio Escandiel de Souza, fizeram a acolhida da nova turma do cursostricto sensu. As atividades de abertura do ano letivo foram encerradas com uma breve confraternização entre os professores e mestrandos das turmas de 2015 e de 2016.