Seleção interna de professores

Seleção interna de professores

Temática foi abordada da aula inaugural do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz.

A aula inaugural do segundo semestre de 2019, aconteceu no dia 16 de agosto, no miniauditório do Campus da Universidade. Quem palestrou no encontro foi o professor Dr. Luis Gustavo Durigon, que conversou com os presentes sobre o Contexto Histórico, Social e Cultural do País na Atualidade e o Papel da Universidade.

Em sua fala o docente da Unicruz explanou sobre as considerações históricas da universidade, perpassando por momentos importantes que ajudaram na construção e evolução do conceito. O professor destacou alguns momentos distintos como o movimento iluminista, o governo de Luis XIV, a Queda da Bastilha e fez um resgate do surgimento da universidade no Brasil. Por fim o palestrante propôs uma reflexão aos presentes no encontro, qual o papel da universidade na contemporaneidade? Produzir conhecimento? Produzir mão de obra especializada? Produzir ideologia?

Seleção interna de professores

Seleção interna de professores

Vaga é para docência no Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social.

:

A Unicruz abriu processo seletivo interno para docência no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. A vaga é para atuação na Linha II do curso de Mestrado, que dispõe sobre práticas socioculturais e sociedade contemporânea. Entre os requisitos para candidatura estão pertencer ao quadro de professores, possuir título de Doutorado (dentro das áreas abrangidas pelo Programa) e ser membro de grupo de pesquisa certificado pela Universidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de abril, na Secretaria de Pós-Graduação.

Clique aqui para acessar a íntegra do edital do processo seletivo.

Mais informações
Secretaria de Pós-graduação
(55) 3321-1656
posgradu@unicruz.edu.br

O Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz publicou um edital complementar para a turma de Mestrado de 2019. São cinco vagas para ingresso no corpo discente, e as inscrições estão abertas até o dia 07 de março. Os interessados devem preencher o cadastro disponível em www.unicruz.edu.br/pos e entregá-lo juntamente com a documentação descrita no edital à Secretaria de Pós-Graduação, localizada no Prédio 7 do Campus.

Sobre o curso

O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social visa potencializar saberes e teorias que permitam aprofundar a leitura da região para a promoção de práticas de intervenção social. São duas linhas de pesquisa: Linguagem, comunicação e sociedade e Práticas socioculturais e sociedade contemporânea. A duração do curso é de até 24 meses.

Docentes, discentes e egressos do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz estão participando da Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges), que acontece no Instituto Politécnico de Lisboa. A oitava edição do evento, que iniciou quarta-feira (28), concentra debates sobre desafios, desenvolvimentos e tendências para garantir a qualidade da educação em universidades, tema dividido em seis subtópicos. Além de participar de palestras e apresentar trabalhos acadêmicos desenvolvidos no programa de pós-graduação institucional, a Unicruz também tem representatividade na Comissão Científica da Forges: a professora Sirlei de Lourdes Lauxen consta entre os representantes brasileiros.

“A primeira atividade que participamos foi uma pré-conferência que tratou da avaliação da educação superior nos países lusófonos, organizada, em especial, para o grupo da Unicruz. Foram apresentadas experiências de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique”, relatou pela internet a professora Elizabeth Dorneles.

A docente também destacou a inserção do Mestrado da Unicruz em debates de âmbito internacional. “É importante pensarmos na transversalidade da convivência, no acompanhamento das demais culturas. Eu trabalho com cultura, sociedade, cidadania, e está sendo um momento muito rico neste berço civilizatório para o Brasil que é Portugal”.

A 8ª Conferência da Forges encerra amanhã (30), e a comitiva da Unicruz deve desembarcar no Brasil na próxima semana.

Simpósio em Práticas Socioculturais chega à 5ª edição e se consolida como espaço para debates sobre desenvolvimento social.

Conhecimentos acerca do desenvolvimento social foram socializados em um evento promovido pela Unicruz. O 5º Simpósio em Práticas Socioculturais reuniu mestrandos e pesquisadores nos dias 08 e 09 de novembro, no Campus.

Na primeira noite, os presentes puderam acompanhar a conferência conduzida pela professora universitária e doutora em Educação, Adriana Toso Kemp, que abordou a formação de sujeitos para a sociabilidade republicana democrática.

No dia seguinte, 17 estudos foram apresentados durante a 1ª Mostra de Trabalhos do evento, e uma mesa redonda mediada pelas docentes do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, Elizabeth Dorneles e Sirlei de Lourdes Lauxen, encerrou o Simpósio.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social tornou público o edital que dispõe de processo seletivo de discentes para o Mestrado. O curso da Unicruz possui duas linhas de pesquisa (Linguagem, Comunicação e Sociedade e Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea), tem duração de até 24 meses e visa potencializar saberes e teorias para a promoção de práticas de intervenção social.

O cadastro pode ser feito até o dia 12 de novembro através do Portal de Inscrições. A documentação exigida aos candidatos no edital deve ser encaminhada dentro do mesmo prazo à Secretaria de Pós-graduação (Prédio 07; Campus Universitário Dr. Ulysses Guimarães; Rodovia Municipal Jacob Della Méa, km 5,6 – Distrito Parada Benito).

Há descontos para pagamentos do curso à vista, bem como para egressos de cursos de graduação da Unicruz e para alunos vinculados à mesma empresa ou instituição.

A seleção acontece em dezembro. O início das aulas para a nova turma está previsto para março de 2019. Clique aqui para acessar a íntegra do edital.

O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social foi representado no VI Seminário Internacional de Políticas Públicas para a Educação Básica e Superior, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O discente Dieison Prestes da Silveira apresentou o trabalho intitulado “(Re)Construção de conceitos: uma perspectiva holística do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta/RS”. Além de Dieison, também assinam a autoria do estudo os professores Diego Pascoal Golle e Vânia Maria Oliveira de Freitas.

A Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) com o objetivo de promover o debate intelectual, a pesquisa e o ensino sobre a América Latina e Caribe e seus povos em todas as Américas, promoveu o XXXVI Congresso Internacional, nos dias 23-26 de maio, na cidade de Barcelona, Espanha, com a temática “ Estudos latino-americanos em um mundo globalizado” e contou mais de 7 mil participantes.O PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, participou com apresentação de trabalho no painel: “Educação Superior em contextos emergentes: complexidades e possibilidades”.

O referido painel, articulado pela RIES – Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior, está vinculado ao programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX (CNPQ/FAPERGS), com o projeto “ Educação Superior e Contextos emergentes”, no qual a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, com um professor do PPG em Práticas participa do referido projeto que conta com mais 5 instituições: PUCRS, UFRGS, UFSM, UFPEL e UNILASSALE. O estudo apresentado, no LASA 2018, juntamente com dois professores da UFRGS, denomina-se: ”Ciência e Tecnologia na perspectiva da gestão da educação superior: Indicativos do conhecimento certificatório”.

Autores: Prof. Diego Pascoal Golle, Prof.ª Vânia Maria Oliveira de Freitas e Dieison Prestes da Silveira.
Apresentação:  Dieison Prestes da Silveira.
Evento:  VI Seminário Internacional de Políticas Públicas para a Educação Básica e Superior

O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social foi representado no 6º Congresso Interfaces em Palermo, realizado na Universidade de Palermo, Argentina. No evento, o discente Dieison Prestes da Silveira apresentou uma palestra intitulada “A utilização das TIC’s para a construção de objetos de aprendizagens a partir do Power Point no contexto Educacional Contemporâneo”. O Congresso foi acompanhado por professores, dirigentes e demais representantes de IES de níveis Médio e Superior. Mais de 200 atividades de capacitação foram oferecidas gratuitamente aos participantes nos dias 22 e 23 de maio.

Seleção aberta

Seleção aberta

Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social abre inscrições para formação de nova turma.

:

A Unicruz tornou público o edital que dispõe sobre a abertura de processo seletivo para formação de nova turma para o Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. A oportunidade é voltada para egressos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. São 22 vagas disponíveis, e a seleção consiste em três etapas: análise de documentos, prova escrita e entrevista.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de novembro através do Portal da Unicruz e da entrega da documentação à Secretaria de Pós-graduação. Clique aqui para acessar o edital.

Mais informações
Secretaria de Pós-graduação
posgradu@unicruz.edu.br
(55) 3321-1656

No dia 31 de Julho, participaram de palestra sobre “A internacionalização na Pós-graduação” e reunião dos coordenadores de Pós-Graduação, os professores Antonio Escandiel de Souza e Carla Tavares Alves, respectivamente coordenador e coordenadora adjunta do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, juntamente com o professor  Rodrigo Salazar, do PPG em Atenção Integral à Saúde e a secretária Jocélia Martins Marcelino, da Assessoria de Assuntos Internacionais da Unicruz.

Os eventos, que ocorreram na UFSM, integraram a programação do Congresso n° 55 da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural). O Congresso, que se realizou de 30 de julho a 03 de agosto, teve como tema “Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento”. 

 

Recomeço

Novo semestre letivo do Mestrado em Práticas Socioculturais tem aula inaugural assistida por discentes e docentes.

:

O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social deu início a mais um semestre letivo, etapa importante em seu processo de consolidação no cenário acadêmico estadual. A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira (25) e trouxe à Unicruz a professora Helena Copetti Callai, doutora em Geografia e atualmente coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

O curso stricto sensu da Unicruz é composto por duas linhas de pesquisa: Linguagem, comunicação e sociedade e Práticas socioculturais e sociedade contemporânea. As aulas acontecem às quintas e sextas-feiras no Prédio 7 do Campus.

Conceito 4

Conceito 4

Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social progride em avaliação da Capes.

:

Poucos dias após receber a notícia do ótimo desempenho de cursos de Graduação no Enade do ano passado, a Unicruz comemora mais uma importante conquista relacionada à sua qualidade de ensino. O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social teve o conceito aumentado na mais recente avaliação quadrienal da Capes. A nota avançou de três para quatro, em análise realizada pelo Conselho Técnico-científico de Educação Superior entre os meses de julho e setembro e divulgada nessa semana entre as instituições. A avaliação da Capes é o instrumento que reconhece, oficialmente e em âmbito nacional, a qualidade de cursos de pós-graduação. O procedimento avaliativo deve acontecer novamente em 2020.

Com turmas em andamento, o Programa de Pós-graduação stricto sensu da Unicruz se destaca pela proposta ampla, humanística e incentivadora de soluções para o desenvolvimento sustentável regional. Duas linhas de pesquisa compõem o Mestrado: Linguagem, comunicação e sociedade e Práticas socioculturais e sociedade contemporânea. Entre os aspectos bem conceituados na avaliação estão a proposta pedagógica do Mestrado, o índice de produção científica dos docentes, a qualidade das dissertações já apresentadas e a proposta de inserção social.

A Unicruz abre periodicamente processos seletivos para formação de turmas, informações que são publicadas na página unicruz.edu.br/pos. No momento, três programas stricto sensu institucionais estão com seleção vigente: além do Mestrado em Práticas Socioculturais – com inscrições abertas até 30 de novembro –, há também o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e o Mestrado em Atenção Integral à Saúde – este executado em associação ampla com a Unijuí. O contato com a Secretaria de Pós-graduação da Unicruz pode ser feito pelo telefone (55) 3321-1656 ou pelo e-mail posgradu@unicruz.edu.br.