Formação Tecnológica em Atividades de Monitorias 2023.2

16 de setembro de 2023 - 22:00

Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e Google Meet.   Ver no Mapa

Formação Tecnológica em Atividades de Monitorias 2023.2

O avanço das tecnologias de informação e comunicação permitiu que a educação trilhasse novos caminhos. Esses caminhos refletem convergem para o ensino virtual, realizado por intermédio de um computador. Ao inserir recursos computacionais para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, evidencia-se o paradigma eletronic learning, ou simplesmente e-learning, em que o estudante utiliza o computador como ferramenta tecnológica para aprender.

Com o surgimento do e-learning, uma nova abordagem apareceu no ensino a distância. O ensino usufruiu dos recursos propiciados pelos computadores para constituir um novo cenário, uma educação realizada através de softwares e hardwares. Desse modo, o ensino a distância que anteriormente era realizado por correspondência (cartas e telegramas) e diversos recursos de comunicação, ganhou novas proporções.

A utilização de computadores no ensino a distância colaborou com o surgimento de softwares educacionais, como por exemplo, os ambientes virtuais de aprendizagem. Eles são softwares responsáveis por oferecer um ambiente em que o estudante possa visualizar os conteúdos e tarefas disponibilizados pelo professor, assim como, permitem a comunicação entre aluno e professor por meio de ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas.

O ensino a distância realizado através de computador permitiu novas possibilidades as pessoas residentes em diferentes lugares, pois parte da premissa em que não é necessário deslocar-se de uma cidade a outra para aprender.  Nesse sentido, no ensino realizado por intermédio de ambientes virtuais de aprendizagem, o aprendizado pode contemplar diferentes povos e regiões. Ao contemplar diferentes indivíduos, normalmente as disciplinas e cursos ofertados na modalidade de ensino a distância possuem muitos estudante, o que dificulta a interação entre o professor-estudante. Desse modo, o professor além de desenvolver conteúdos e tarefas digitais, deve ofertar recursos de comunicação para relacionar-se com os estudantes, propiciando um aprendizado baseado em comunicação.

Em diversas instituições de ensino no Brasil, é comum o uso de tutores e/ou monitores para auxiliar os estudantes e professores em cursos e disciplinas ministrados por intermédio de ambientes virtuais de aprendizagem. Na Universidade de Cruz Alta, as monitorias realizadas nas disciplinas a distância, tiveram início no ano de 2014, sendo exercidas por estudantes devidamente matriculados em cursos de Graduação oferecidos pela instituição de ensino. Os estudantes da instituição eram preparados para executar tarefas no curso denominado “Ferramentas Interativas na Educação a Distância”, entretanto o curso não era específico para a formação em atividades de monitorias para educação a distância, visto que o curso contemplava o contexto de softwares e os recursos para serem utilizados na resolução de atividades em disciplinas ministradas a distância.

Salienta-se que cada instituição de ensino possui seus regimentos e normas, seguindo as normas e decretos do ensino a distância no Brasil, emitidos pelo Ministério da Educação.  As instituições de ensino utilizam diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, ou seja, existem muitas ferramentas para ser exploradas e utilizadas no contexto de uma disciplina.

Ao considerar o que foi exposto, este projeto visa capacitar estudantes para atividades de monitorias em disciplinas ministradas através do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment). Nesse sentido, o estudante terá uma solida formação sobre conteúdos que se referem a um aprendizado tecnológico apoiado por softwares e seus recursos, bem como, contemplará a abordagem de ensino a distância na Universidade de Cruz Alta.

Inscrições:

até 17/08

Certificados:

sim, para quem concluir a formação

Carga horária prevista:

20hs

Público alvo:

alunos da Universidade de Cruz Alta

Click to listen highlighted text!