V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - UNICRUZ.

Início

14 de junho de 2023 - 19:00

Término

16 de junho de 2023 - 22:00

LOCAL

Ambiente Virtual - Canal Oficial UNICRUZ Play YouTube e Google Meet (Mostra Científica)   Ver no Mapa

V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade; IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica; III Seminário Internacional de Teoria Crítica e Estudos Culturais e Descoloniais

O V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade, do III Seminário Internacional de Teoria Crítica e Estudos Culturais e Descoloniais, e da IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica, um evento promovido pelo Mestrado/Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, da Unicruz, em cooperação com o Mestrado/Doutorado em Educação nas Ciências, da Unijuí, com o Mestrado/Doutorado em Direito, da URI Campus Santo Ângelo, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS Campus Vacaria, Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Caxias do Sul, com o Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, com o Mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco – UPE, com o Mestrado/Doutorado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, com a Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, de Santa Clara, Cuba, e com o GT de Hermenêutica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF, tem a grata satisfação de confirmar a realização desses eventos, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs.

O V Simpósio de Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade parte da perspectiva de que o mundo não está dado, que é preciso interpretá-lo através da relação, da “conversa” entre os sujeitos, na abertura aos diferentes “eus” que comparecem na definição deste mundo. A autonomia e a racionalidade humana, conquistas fundamentais da modernidade, deverão ser garantidas, mas já não mais autor referenciadas, tomando a linguagem como pressuposto, onde os sujeitos encontram-se num processo constante de constituição do mundo humano por meio da conversação sempre aberta com o outro. A verdade manifesta-se na linguagem, na palavra, que é sempre interpretação, e interpretação aberta e inacabada, num encontro de palavras em contextos.

O Simpósio Linguagens e Hermenêutica na Contemporaneidade, desde sua primeira edição em 2018, tem assumido o caráter da condição humana, linguisticamente interpretada, por meio de um longo desvio pelas obras da cultura milenarmente constituídas, enquanto possibilidade de compreensão e renovação do mundo comum, objetivando: oferecer uma visão ampla das principais expressões hermenêuticas numa perspectiva interdisciplinar; possibilitar espaço de discussão de variadas perspectivas linguísticas, enquanto compreensões do mundo contemporâneo; fomentar o debate científico em torno da constituição humana por meio da relação entre hermenêutica e linguagens.

O III Seminário de Teoria Crítica, Estudos Culturais e Descoloniais, por sua vez, constitui uma instância de debate sobre as obras de pensadores que firmam uma posição de independência e de crítica em relação à teoria tradicional, no sentido em que Max Horkheimer aborda essa distinção. Vislumbra-se a necessidade da construção de um aporte teórico que leve em consideração as contribuições de autores que, tomando por pressuposto teórico-metodológico o materialismo histórico, pretendem avançar na discussão sobre os limites socialmente estabelecidos para a emancipação humana e, se há, quais as maneiras de superá-los. Já os Estudos Culturais combinam diferentes disciplinas, como a teoria social, a crítica literária, o cinema e a filosofia para analisar os fenômenos culturais em meio à diversidade da sociedade contemporânea.

O evento também se dedica a refletir sobre os elementos da monocultura idade europeia que tenciona e influencia os espaços urbanos e rurais na modernidade, bem como discutir os princípios que, integrados à perspectiva da interculturalidade, orientam o desenvolvimento equitativo voltado à superação das desigualdades de poder e de saber existentes entre as culturas, possibilitando o enfrentamento dos processos de raiz colonial que forjam identidades. Os temas que perpassam essas perspectivas de pesquisa e de atuação social se referem a questões como a ideologia, a etnia, a identidade, o gênero e a classe social, analisando esses temas à luz das perspectivas da Teoria Crítica, dos Estudos Culturais e Descoloniais.

A IV Mostra Interdisciplinar de Linguagens e Hermenêutica se insere na estrutura do evento, oportunizando condições para a apresentação de pesquisas (artigos e resumos expandidos) de forma virtual, e para a integração dos discentes e docentes das graduações e dos Programas de Pós-Graduação da Unicruz e de outras instituições.

Todas/os são convidadas/os especiais para submeterem seus trabalhos na IV Mostra, que ocorrerá no dia 16/06/2023, das 14h30min às 17h30min. Os trabalhos serão publicados integralmente nos Anais da Mostra. Os artigos também serão publicados, gratuitamente, na forma de ebook. Será publicado, além disso, gratuitamente, uma obra impressa que reunirá capítulos escritos pelos palestrantes e pelos pesquisadores dos programas de pós-graduação que participaram das edições anteriores e/ou que estão cooperando com o evento nesta edição.

 

Inscrições:

Como ouvinte:

até 14/06

 

Investimento:

R$ 10

 

Submissões:

até 31/05

Prorrogadas até:

05/06

 

Programação Completa:

DOWNLOAD

 

Lista de trabalhos aprovados:

DOWNLOAD

Modelo Mostra:

DOWNLOAD

 

Transmissão do Simpósio:

 

Certificado:

sim, para os inscritos participantes

sim, para os trabalhos apresentados

 

Modelos templates, regulamento, programação:

CLIQUE AQUI

 

Carga horária prevista:

20hs

 

Abrangência externa:

Internacional

Accessibility
Click to listen highlighted text!