IX Simpósio de Práticas Socioculturais e Semana da Consciência Negra

Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social NEPS - GEPELC - NUPELS - GPJUR - NAPDH - NUCART - LEPSI - LDH - GIEEH

23 de novembro de 2022 - 19:00

Término

25 de novembro de 2022 - 17:00

LOCAL

YouTube Unicruz Play; Google Meet; Miniauditório do CCHS; Casa da Cultura, Escolas.   Ver no Mapa

IX SIMPÓSIO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS; VII Encontro de Movimentos Sociais; V Mostra de Trabalhos em Práticas Socioculturais; IV Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social;

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA; Mostra de Fotografias Sobre Igualdade Étnica e Diversidade; VIII Encontro de Comunidades Quilombolas

O Simpósio de Práticas Socioculturais – Programação Completa: CLIQUE AQUI

…tem por objetivo fazer circular o conhecimento de base e aplicado produzido nos grupos de pesquisa congregadores de docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação interdisciplinares com foco em desenvolvimento humano e social, a fim de aprofundá-los na interlocução com os pares. A IX edição do Simpósio remete à história do evento e ratifica o compromisso dos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, e da UNICRUZ, em consolidar o espaço como uma marca do Programa.

A primeira edição ocorreu em 2013, sendo consequência da mobilização em torno do Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Já as edições de 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 remetem ao protagonismo do Programa. Embora o evento tenha sofrido em 2016 uma descontinuidade, sua retomada no ano de 2017 ocorreu devido à necessidade de continuar ofertando um espaço de discussão interdisciplinar a nível de Pós-Graduação.

O VII Encontro de Movimentos Sociais está imerso no evento, tendo em vista a necessidade de lhe conduzir a uma identidade própria. O I Encontro de Movimentos Sociais ocorreu de forma integrada às atividades de aula da Pós-graduação. Devido à excelente recepção desse primeiro encontro, e ao seu potencial enquanto espaço de discussão, o II, III, IV, V, VI e agora o VII Encontro de Movimentos Sociais continua na programação do Simpósio em sua nova edição.

A consolidação do Simpósio abriu espaço para o amadurecimento e a possibilidade de se realizar a Mostra de Trabalhos em Práticas Socioculturais, com condições de integrar discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação da UNICRUZ, bem como de outras IES, por meio de cinco Grupos Temáticos em Práticas Socioculturais: linguagens e artes, saúde, educação, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Além disso, a partir de 2019 está sendo realizado o Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ. Em 2020 foi realizado o segundo encontro, de forma virtual, e em 2021 foi realizado o III Encontro. O IV Encontro de Egressos ocorrerá neste ano, proporcionando o reencontro dos mestres formados na Instituição.

Em 2022 serão mantidos todos os eventos articulados em torno do Simpósio de Práticas Socioculturais, acrescendo-se a programação da Semana da Consciência Negra, da Mostra Fotográfica sobre Igualdade Étnica e Diversidade, e o Encontro de Comunidades Quilombolas.

A Semana da Consciência Negra – Programação Completa: CLIQUE AQUI

…da UNICRUZ abrange diversas atividades, tais como palestras, oficinas, encontro de comunidades quilombolas, rodas de conversa e mostras artísticas, buscando despertar a sensibilidade da comunidade acadêmica e da população em geral a fim de se discutir o critério e o propósito da igualdade étnica. A relevância do evento se justifica em razão da persistência da desigualdade étnica apontada pelas pesquisas sociográficas, que situam a pobreza e a incidência da violência em nosso país de forma estratificada. As comemorações, a memória e as reivindicações da Comunidade Afro-brasileira têm sido marcadas por eventos específicos na Universidade há vários anos.

Em 2018, por exemplo, as atividades ocorreram entre os dias 21 e 22/11, discutindo-se o mito da igualdade racial em nosso país. Em 2019, por sua vez, ocorreu o 7º Encontro Diocesano de Comunidades Quilombolas, nas dependências da Paróquia São João Batista, da Comunidade Quilombola Vila Miloca, no município de Lagoão/RS. O tema do evento foi “Bem viver no Quilombo”, tendo sido promovido pelo Quilombo Vila Miloca, Cáritas Diocesana de Cruz Alta, Paróquia São João Batista, Emater de Lagoão, Prefeitura Municipal de Lagoão e Universidade de Cruz Alta. Foram realizadas diversas palestras, confraternização e rodas de conversa, além de uma visitação à comunidade Quilombola e sessão de fotos dos quilombolas participantes do encontro. Em 2020 e 2021 o evento foi realizado de forma virtual.

Inscrições:

Até 24/11

Investimento: R$ 10

Submissões:

Até 20/11

Até 21/11

Abertura oficial com transmissão pelo YouTube:

23/11 – 19h30

Programação Completa:

Clique AQUI

Certificado:

Sim, com controle de frequência

Carga horária prevista:

20hs

Click to listen highlighted text!